O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) simplificou o acesso ao extrato de Imposto de Renda (IR), permitindo que os segurados obtenham o documento de forma rápida e conveniente. Agora, não é mais necessário dirigir-se a uma agência do INSS para retirá-lo.
Como obter o extrato de Imposto de Renda do INSS?
Para acessar seu extrato de Imposto de Renda, é simples:
- Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS;
- Faça login utilizando as mesmas credenciais utilizadas no portal gov.br;
- Na barra de pesquisa "do que você precisa?", digite "extrato de Imposto de Renda";
- Baixe o arquivo do seu extrato diretamente do sistema.
Alternativas para obter o extrato
Além disso, os segurados têm outras opções para obter o informe de rendimentos:
- Solicitar o informe ao banco onde recebem seus benefícios.
- Baixá-lo diretamente no internet banking, caso o serviço esteja disponível.
Informações importantes sobre o prazo de declaração
O prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda em 2024 é de 15 de março a 31 de maio, proporcionando tempo suficiente para os contribuintes organizarem suas informações financeiras e preencherem corretamente suas declarações.
Quem deve declarar em 2024?
É importante destacar quem está obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2024:
- Indivíduos que receberam mais de R$ 30.639,90 de renda tributável em 2023, incluindo salário, aposentadoria ou aluguéis;
- Aqueles que ganharam mais de R$ 200 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano anterior, como rendimento de poupança ou distribuição de lucros;
- Pessoas que obtiveram ganho com a venda de bens ou direitos;
- Quem comprou ou vendeu ações na Bolsa de Valores, com valor superior a R$ 40 mil, ou teve ganhos sujeitos à incidência de imposto;
- Indivíduos que receberam mais de R$ 153.199,50 em atividade rural ou tiveram prejuízo rural a ser compensado;
- Proprietários de bens cuja soma ultrapassa R$ 800 mil;
- Aqueles que começaram a residir no Brasil em qualquer mês de 2023 e permaneceram até 31 de dezembro do mesmo ano;
- Pessoas que venderam um imóvel e adquiriram outro em um prazo de 180 dias.
Com essas informações, os segurados podem garantir que estão em conformidade com as obrigações fiscais e evitar problemas futuros com o Fisco.