Em resposta aos recentes temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a antecipação do Bolsa Família.
O MDS declarou que, em virtude da situação crítica, o pagamento do Bolsa Família será unificado para os beneficiários residentes em áreas afetadas pelos temporais.
Isso significa que, neste mês, todos os beneficiários poderão receber o auxílio já no primeiro dia de pagamento previsto no calendário, independente do final do Número de Identificação Social (NIS), cuja data é 17 de maio.
"A iniciativa permite a quebra do escalonamento, com a liberação de pagamento do benefício, independente do final do NIS, a partir do primeiro dia de pagamento previsto no calendário do Programa", destacou o MDS em comunicado oficial.
Além disso, o MDS também facilitou o acesso ao benefício por meio da dispensa do uso de cartão ou documento, para aqueles que eventualmente tenham perdido esses itens, mediante a apresentação de uma Declaração Especial de Pagamento concedida pela prefeitura local.
Recursos para vítimas do RS
Diante da gravidade da situação, o governo do Rio Grande do Sul solicitou recursos ao Ministério para apoiar a população. Em resposta, o MDS afirmou estar em contato com as autoridades estaduais para definir a assistência social aos municípios afetados, incluindo a distribuição de cestas básicas.
O estado enfrenta um dos piores desastres climáticos de sua história recente, com temporais que já causaram 107 mortes, deixaram 374 pessoas feridas e 136 desaparecidas. Cerca de um milhão de pessoas foram afetadas por alagamentos, inundações, enxurradas e vendavais.