O Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos” pelos brasileiros, estava marcado para acontecer no dia 5 deste mês, mas devido às catástrofes vivenciadas no Rio Grande do Sul, a prova foi adiada em todo o país e sua nova data foi anunciada nesta quinta-feira (23).
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou que o Concurso Nacional Unificado foi remarcado para o dia 18 de agosto deste ano, um domingo. O novo cronograma completo será divulgado nos próximos dias.
As provas utilizadas em agosto serão as mesmas que seriam utilizadas neste mês, já que foram preservadas, segundo a pasta.
"Após o adiamento causado pelo desastre no Rio Grande do Sul, todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil para um local seguro. Os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e foi identificado que não houve qualquer violação", comunicou o MGI.
Já sobre os locais de prova, que já haviam sido divulgados para os inscritos, o objetivo da pasta é que o concurso ainda ocorra nos mesmos municípios e locais anteriormente anunciados, mas ainda não é possível confirmar isso, especialmente no RS.
O MGI informa que “no caso do Rio Grande do Sul, haverá um diálogo especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado".
Assim, a pasta esclarece que os candidatos deverão acessar obrigatoriamente os novos cartões de inscrição, que serão liberados em 7 de agosto, para confirmar se os locais de prova foram mantidos ou alterados. A informação pode ser conferida na "Área do Candidato", no mesmo site da inscrição do concurso.
O Concurso Nacional Unificado recebeu mais de 2 milhões de inscrições de Norte a Sul do país para o preenchimento de 6.640 vagas de níveis médio e superior distribuídas por 21 órgãos da administração pública federal.