Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (30), é considerado um dos principais “feriados prolongados” do ano, já que muitas empresas não abrem hoje e os trabalhadores voltam aos escritórios só na segunda-feira (3).
Apesar disso, a data não é considerada feriado nacional e sim ponto facultativo, por isso nas cidades em que não for determinado pelo município o feriado, as empresas podem optar por abrir ou não tanto na quinta-feira (30) quanto na sexta-feira (31). Cidades como São Paulo, por exemplo, já definiram a data como feriado municipal, então haverá folga por lei aos trabalhadores – exceto aqueles que atuam em serviços essenciais.
Assim, quais comércio e lojas funcionam hoje e amanhã dependem da sua cidade.
Já os bancos anunciaram que não abrirão na quinta-feira (30), mas retomam os atendimentos na sexta-feira (31). Isso também vale para a Bolsa de Valores, a B3.
As agências dos Correios estarão fechadas no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (30).
Onde é feriado, os shoppings por exemplo podem abrir e costumam trabalhar em horário reduzido (das 12h às 20h) e as UPAS também funcionam para emergências.
Depois dessa semana, o próximo feriado nacional a cair durante um dia de semana será o de 15 de novembro (Proclamação da República), que será numa sexta-feira, também proporcionando emenda com o final de semana.
Caso tenha dúvida sobre a folga, consulte seu empregador e as leis municipais da sua cidade.
A maioria das capitais brasileiras decretou a data como feriado municipal, entre elas:
- Aracaju (SE)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Campo Grande (MS)
- Cuiabá (MG)
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Natal (RN)
- Porto Alegre (RS)
- Salvador (BA)
- São Luís (MA)
- São Paulo (SP)
- Teresina (PI)
- Vitória (ES)