x

CARREIRA

Recrutadores do Google do Brasil e dos EUA compartilham como montar um currículo de destaque

Recrutadores da multinacional oferecem dicas para montar seu currículo.

02/06/2024 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Recrutadores do Google oferecem dicas para montar seu currículo

Recrutadores do Google do Brasil e dos EUA compartilham como montar um currículo de destaque

O currículo é muitas vezes a porta de entrada inicial e o primeiro contato que o recrutador terá com o candidato, por isso o profissional precisa destacar o que for mais relevante em sua vida profissional e relacioná-las com a vaga que tanto deseja.

Para trazer o melhor de sua experiência no currículo, a americana Stefanie Fackrell, consultora de RH que trabalhou em recrutamento em empresas como Google e Nvidia, compartilhou à CNBC algumas dicas para melhorar o seu CV:

  • Mantenha uma lista contínua de realizações: para não esquecer como contribuiu em sua carreira, em diferentes posições;
  • Atualize seu currículo trimestralmente: não faça isso apenas quando for se candidatar, é possível esquecer um trabalho importante e não ter tempo para se atualizar conforme as demandas do mercado.

Quando o cenário é Brasil, as dicas de Fackrell também valem, mas o gerente de Recrutamento do Google para a América Latina, Daniel Borges, traz mais alguns conselhos para quem busca ter um currículo de sucesso:

Relacione sua experiência com a vaga

No Google, segundo Borges, o foco do processo seletivo está em compreender como as experiências de carreiras dos candidatos se relacionam com o papel que estão buscando, como eles abordam a resolução de problemas e como vivenciam o dia a dia no trabalho.

“Entendemos que o currículo é a porta de entrada para uma entrevista, então encorajamos as pessoas candidatas a adaptarem o currículo à vaga para a qual estão se aplicando.”

Destaque suas realizações e expectativas

Borges reforça a importância do profissional refletir sobre sua trajetória profissional. “O candidato precisa destacar suas realizações, desafios enfrentados, o que aprenderam com as experiências passadas e quais são seus objetivos futuros de carreira. O currículo deve refletir essas informações.”

CV mais organizado e menos criativo

É mais interessante para o recrutador do Google no Brasil que o currículo seja simples e organizado, do que criativo.

“É importante que tenhamos clareza se a sua experiência está diretamente ligada às qualificações que a função exige, portanto, é necessário ser específico sobre os projetos nos quais trabalhou, colocando-os em ordem cronológica e trazendo dados que ajudem a explicar o impacto das suas ações. Não tem problema em descrever, contanto que priorize a concisão e a precisão das informações”, afirma Borges.

Acrescente números

“Acreditamos em números e resultados, então aconselhamos que a pessoa candidata sempre tente compartilhar as suas conquistas e experiências que sejam ancoradas em resultados mensuráveis”, diz Borges.

Tenha experiência

Borges afirma que a companhia valoriza muito as experiências práticas, habilidades técnicas e a capacidade de resolução de problemas mais do que um currículo extenso ou do que um diploma em uma universidade de prestígio, por exemplo.

“Um objetivo profissional vago e genérico também não chama a atenção do nosso time de recrutamento, é importante que a pessoa demonstre um interesse específico na área para a qual está se candidatando.”

Além disso, o executivo reforça que habilidades como o idioma inglês e linguagens de programação para as vagas que exigem este domínio, continuam sendo importantes para quem deseja trabalhar em uma empresa multicultural.

Com informações Exame

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.