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Economia

Auxílio Reconstrução: famílias gaúchas já podem confirmar dados em sistema para receber novo benefício

Após confirmação dos dados e habilitação das famílias, o Auxílio Reconstrução já poderá ser pago.

28/05/2024 10:30

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Auxílio Reconstrução será pago após confirmação de dados das famílias

Auxílio Reconstrução: famílias gaúchas já podem confirmar dados em sistema para receber novo benefício

As famílias gaúchas afetadas pelas enchentes no estado já podem confirmar seus dados no sistema do novo benefício Auxílio Reconstrução para receber o pagamento único de R$ 5,1 mil.

Estão habilitadas a receber aquelas famílias que foram desalojadas ou desabrigadas em áreas danificadas pelas cheias ou deslizamentos depois das tempestades. O objetivo é facilitar a retomada da vida da população gaúcha depois do evento climático extremo. Não há qualquer limitação ao uso dos recursos. As pessoas podem usá-los nas despesas que julgarem mais importantes.

Cerca de 44 mil famílias já estão aptas a receber o Auxílio Reconstrução, segundo dados do governo, que ainda afirmou que as informações das famílias foram enviadas pelas prefeituras e houve checagem também pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outras 30 mil famílias estão sendo analisadas para receber o auxílio.

Após a confirmação das informações das famílias no site do Auxílio Reconstrução, em até 48 horas a pessoa já poderá receber o benefício.

Para pedir o Auxílio Reconstrução e confirmar seus dados, o interessado deve acessar o site acima, usando conta gov.br, e as informações serão repassadas à Caixa para pagamento. Não será necessário ter conta no banco para receber os valores. Quem não for correntista da Caixa, o banco abrirá uma poupança social digital que pode ser acessada pelo app Caixa Tem.

Apenas um responsável pela família pode receber os valores e confirmar os dados. Ou seja, o Auxílio Reconstrução é por família e não por indivíduo afetado.

Confirmação do Auxílio Reconstrução

Depois de acessar o endereço eletrônico, o responsável pela família deve clicar no campo “Sou cidadão”. Na sequência, será encaminhado para login no Gov.br no campo “Portão do cidadão”. Feito isso, três opções surgirão em uma nova tela:

  • CPF não cadastrado pela prefeitura
  • Aguardando análise
  • Habilitado – Aguardando confirmação do responsável familiar

Caso o CPF do responsável apareça como “não cadastrado”, a orientação é procurar a prefeitura da cidade em que reside com os dados do responsável e dos integrantes de sua família.

No caso de “aguardando análise” os dados já foram recebidos e estão em análise. A orientação é aguardar mais um dia e acessar de novo site do Auxílio Reconstrução. Há atualizações muito frequentes com os dados da prefeitura na plataforma. 

Se o CPF aparecer como habilitado, é hora de confirmar os dados. O responsável deve conferir se todos estão corretos e, caso tudo esteja certinho, ele clica em “Está tudo certo”. Feito isso, deve ler o Termo de Declaração e clicar em “Li e concordo com os termos”. Depois disso, é só aguardar o pagamento pela Caixa Econômica Federal.

Caso algum dado errado seja identificado, o responsável deve clicar em “As informações não estão certas” e, depois, clicar em “Ciente, cancelar”. O passo seguinte será procurar a prefeitura e informar os dados corretos, com o CPF de cada integrante da família e o endereço de residência. A prefeitura realizará um novo cadastro. Será preciso aguardar até que a nova solicitação seja analisada.

 

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