x

carreira

Fadiga do Zoom? Dados mostram que excesso de reuniões pode ter ficado no passado

Novo estudo indica ainda que para acertar na definição da modalidade de reunião –online ou presencial– é preciso levar em conta o tipo de conteúdo a ser compartilhado.

29/05/2024 18:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fadiga do Zoom? Dados mostram que excesso de reuniões pode ter ficado no passado

Fadiga do Zoom? Dados mostram que excesso de reuniões pode ter ficado no passado Foto: Pixabay

Uma vivência que une muitos profissionais no mercado de trabalho é já ter participado de uma reunião que poderia ter sido um e-mail. No entanto, esse tipo de encontro não parece ser a regra nas empresas brasileiras. 

Segundo mostra o novo estudo do Capterra, plataforma de comparação de softwares, 77% dos entrevistados acreditam que possuem a quantidade certa de reuniões na sua companhia; além disso, uma parcela semelhante (76%) sinalizou que uma reunião típica em sua empresa possui a duração apropriada.

O levantamento online contou com a participação de 501 trabalhadores de todas as partes do Brasil (confira a metodologia do estudo).

Para Marcela Gava, analista sênior do Capterra responsável pelo estudo, o resultado pode servir como uma demonstração de que as empresas estão na direção correta para encontrar um modelo adequado para seus encontros. 

"Um indicativo que as reuniões têm sido produtivas e colaborativas é que a grande maioria dos respondentes (90%) disse se sentir à vontade para contribuir nesses encontros em suas empresas", comenta Gava.

Os dados do levantamento dão um indício dos dois elementos que podem fazer uma reunião ser bem-sucedida:

  1. A duração do encontro;
  2. A escolha da modalidade da reunião (presencial ou online), acordo com a informação compartilhada. 

Afinal, para 41% dos entrevistados, o que faz as pessoas perderem o foco durante uma reunião é a extensão do encontro. Por isso, o ideal é que uma reunião seja mais curta que longa.

Outro ponto surpreendente é que os respondentes se mostraram mais favoráveis aos encontros presenciais em ocasiões que prevalecem o fortalecimento das relações interpessoais, como reunião com gerente e união de equipe. 

Apenas para duas situações é preferível que as reuniões sejam conduzidas virtualmente, que são as atualizações de empresa e as sessões de brainstorming.  

Maioria das empresas investem em softwares para auxiliar reuniões 

Os softwares também assumem um papel importante nas reuniões das empresas. De acordo com 89% dos funcionários entrevistados, a companhia em que trabalham usa tecnologia que permite reuniões eficazes.

O principal tipo de sistema usado são as ferramentas de e-mail. Este tipo de software permite o desenvolvimento da comunicação assíncrona, que é quando os indivíduos não necessitam estar no mesmo tempo e espaço para interagir –trata-se de um recurso útil para modelos de trabalho híbrido ou totalmente remoto.

 

METODOLOGIA DO ESTUDO

A Pesquisa sobre Colaboração e Produtividade 2024 do Capterra foi realizada on-line em janeiro de 2024 com 501 entrevistados de todas as partes do Brasil. Para participar do estudo, os respondentes tinham de trabalhar em tempo integral ou parcial em um modelo híbrido ou remoto.

Fonte: Capterra

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.