x

ZFM

STJ decidirá caso importante envolvendo ZFM

Caso é defendido pelo GRM advogados e decisão afetará empresas que realizam o comércio de mercadorias dentro da ZFM.

12/06/2024 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
STJ decidirá caso importante envolvendo ZFM

STJ decidirá caso importante envolvendo ZFM Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgará a exigência das contribuições Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a venda de mercadorias destinadas a pessoas físicas situadas na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A venda de mercadorias destinadas ao consumo ou industrialização na ZFM é equivalente a uma exportação para o exterior. Por isso, essas operações não estão sujeitas à cobrança do PIS e da Cofins.

A Receita Federal, porém, defende que essa desoneração não seria aplicável às vendas de mercadorias para pessoas físicas, o que é questionado, na Justiça, por diversos contribuintes.

O STJ tem um retrospecto de decisões favoráveis à tese defendida pelos contribuintes.

Nos últimos anos, esse tribunal reconheceu que as contribuições não devem incidir sobre as vendas internas (dentro da ZFM) de mercadorias, nacionais e nacionalizadas, destinadas a pessoas físicas e jurídicas situadas na ZFM.

O caso foi afetado e a decisão servirá de parâmetro definitivo para os demais processos que envolvem o mesmo tema.

Fonte: GRM Advogados

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.