x

NOVIDADE

Banco Central confirma que Pix poderá ser usado em pagamento por aproximação

Para usar o Pix por aproximação bastará cadastrar uma chave nas carteiras digitais.

12/06/2024 11:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pix poderá ser usado em pagamento por aproximação

Banco Central confirma que Pix poderá ser usado em pagamento por aproximação

Em breve os brasileiros poderão ter mais uma forma de utilizar o Pix para fazer pagamentos: por aproximação. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (11) pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, responsável pelo sistema de pagamentos.

Campos Neto afirmou que o BC está trabalhando com o Google Pay e Apple Pay para que seja possível fazer pagamentos via Pix por aproximação no celular em breve. 

O presidente da autarquia explica como deve funcionar a novidade: assim como o consumidor registra cartões de crédito e débito nas suas carteiras digitais, será possível registrar sua Chave Pix e selecionar o método para pagamento por aproximação. A novidade ainda não tem data para lançamento. 

A iniciativa pretende não só alavancar o Pix mas também reduzir o uso do cartão de crédito só pela facilidade de usar o método por aproximação nas maquininhas. Muitas pessoas acabam usando o cartão por não precisar nem abrir o celular para fazer o pagamento, sendo que o Pix requer um pouco mais de trabalho.

No dia 6 de junho deste ano o Pix bateu um novo recorde de transações, com 206,8 milhões de operações, acumulando R$ 90,9 bilhões em um único dia, reforçando a preferência e alcance da modalidade. 

“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, destacou o Banco Central, em nota.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.