x

INSS

TCU identifica irregularidades nas folhas de pagamento de benefícios de aposentados do INSS

Tribunal identifica que nem todos os descontos foram autorizados pelos beneficiários.

12/06/2024 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS: TCU identifica descontos indevidos nas folhas

TCU identifica irregularidades nas folhas de pagamento de benefícios de aposentados do INSS

Uma auditoria que mostrou irregularidades nos descontos consignados nas folhas de pagamento de aposentados foi analisada pelo Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), revelando cerca de R$ 91 bilhões em descontos referentes a empréstimos e mensalidades associativas não autorizadas pelos beneficiários.

Durante a auditoria, evidenciou-se que as normas exigindo a documentação para os descontos das mensalidades associativas não foram seguidas da maneira correta.

Diante desse caso, foi constatado que o próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permitia os descontos baseado apenas em uma lista mensal de segurados que é fornecida para a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), sem a verificação dos documentos.

O TCU, a fim de solucionar o problema, determinou medidas cautelares para garantir mais segurança nos processos de desconto aplicados nas folhas de pagamento dos beneficiários.

A partir de agora, novos descontos de mensalidade associativa só serão aceitos mediante assinatura eletrônica avançada e biometria, ou até mesmo com a confirmação da existência dos documentos exigidos pela norma vigente.

O INSS, ainda, irá bloquear automaticamente todos os novos descontos, sejam empréstimos consignados, seja mensalidades associativas, para todos os segurados, independentemente da data em que foi concedido o benefício.

Medidas administrativas para identificar e responsabilizar as entidades associativas e sindicais suspeitas de fraudes nas autorizações de desconto também foram tomadas como medidas e, por esse motivo, o INSS irá buscar o ressarcimento dos valores descontados indevidamente.

Com informações adaptadas do O Dia

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.