Nesse processo, devem ser feitos diversos estudos para medir a viabilidade do negócio ou do novo produto. "Também existe a possibilidade de que, por meio desse plano, ele consiga parceiros e investidores para o projeto", lembra Daniela.
No plano de marketing, é feita uma análise profunda dos clientes potenciais, em conjunto com uma avaliação do produto, para perceber se ele atende às exigências da demanda. Também são estabelecidos objetivos e metas e traçadas estratégias para atingi-los.
O ideal é que o empreendedor já tenha feito, antes, um bom plano de negócios. "O plano de negócios é um pré-requisito de um plano de marketing, para que o empresário possa ter claro quais são a missão e a visão da empresa", orienta Daniela.
Análise de mercado
O primeiro passo é fazer um estudo do mercado no qual se encaixa o negócio. "O objetivo é analisar o que está acontecendo no Brasil e no mundo e que possa apresentar uma oportunidade ou uma ameaça ao produto ou serviço. Além disso, a análise serve para se estimar se existe uma demanda real para esse produto", explica Daniela.
Na análise de demanda, é levado em conta o comportamento do consumidor em potencial. Devem ser analisadas questões demográficas, geográficas e culturais que ajudem a identificar e estimar o possível público-alvo. Esse conjunto de dados será a base para verificar se o plano é ou não viável.
Outro ponto importante é o estudo da concorrência, que nem sempre pode estar clara. "É comum alguns pensarem que sua ideia é tão inovadora que não existem concorrentes para ela. Mas não é bem assim. Quando começou o celular, as pessoas usavam o telefone fixo, ou seja, ele era um concorrente indireto", exemplifica Daniela. Por isso, identifique possíveis concorrentes e substitutos.
Objetivos e metas
"Questione-se aonde quer chegar e qual percentual de participação no mercado deseja ter", orienta.
O ideal é quantificar as metas para mensurar os resultados ao longo do processo. "É uma marca desconhecida? Daqui a três anos, quantas pessoas eu gostaria que a conhecessem?", exemplifica Daniela.
Estratégias
Ao estabelecer um plano de ação, deve-se também fazer uma análise interna da empresa. 'Questione-se se a empresa tem de fato a competência para alcançar os objetivos, em termos culturais, termos logísticos e financeiros. Se for uma empresa nova, analise como ela precisa se estruturar para isso", alerta Daniela.
Além disso, será preciso estruturar o produto e definir seu preço. "Pode-se estabelecê-lo com base no custo, mas é preciso levar em conta os preços de concorrentes, além de se analisar quanto o consumidor está disposto a pagar", ensina Daniela. Também devem ser planejadas estratégias de entrega e toda a parte de comunicação do projeto.
Como buscar ajuda
Existem algumas possibilidades na hora de montar o plano de marketing. "Pode-se contratar uma consultoria. Há também cursos de curta duração específicos sobre planejamento de marketing", conta Daniela. Existem, ainda, cursos de Pós-Graduação na área de Marketing que têm como trabalho de conclusão de curso um plano de marketing.
Outra possibilidade é buscar modelos de plano, como o oferecido pelo site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fonte: Cross Content (Terra Empreendedorismo)