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INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS

Executivos apontam integração de sistemas e jornada digital do cliente como maiores oportunidades de ganhos de eficiência

Segundo o levantamento, os três principais desafios enfrentados pelas empresas são: segurança; integração de sistemas e legado; e agilidade com ganho de velocidade

26/07/2024 19:30

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Executivos apontam integração de sistemas e jornada digital do cliente como maiores oportunidades de ganhos de eficiência

Executivos apontam integração de sistemas e jornada digital do cliente como maiores oportunidades de ganhos de eficiência Foto: StockSnap/Pexels

A Integração de Sistemas e Aplicações é apontada pela maior parte dos executivos como uma das maiores oportunidades de ganho de eficiência nos próximos 12 meses, seguida por Jornada e Experiência Digital do Usuário.

É o que revela uma pesquisa realizada pela TQI – Tecnologia, Qualidade e Inovação, conduzida com cerca de 50 altos executivos de empresas de médio e grande porte durante o evento "Exponential IA – Os Desafios do Uso da IA para Acelerar Negócios e Cibersegurança," em junho, no WTC São Paulo Business Club, em São Paulo.

O levantamento, que destacou áreas críticas de foco para otimização do fluxo de trabalho, ambiente e infraestrutura, mostra que para 30,3% dos entrevistados, a integração de sistemas e aplicações representa a maior oportunidade de ganho de eficiência em um ano.

Para Cristiano Oliveira, Diretor de Operações da TQI, esta escolha reflete a crescente necessidade das empresas de consolidar suas plataformas tecnológicas para garantir operações mais eficientes e harmonizadas.

“A integração de sistemas oferece maior escalabilidade e flexibilidade. Empresas que utilizam sistemas integrados podem facilmente adicionar novos módulos ou serviços sem a necessidade de reestruturar completamente suas infraestruturas tecnológicas. Isso permite uma adaptação mais rápida às mudanças do mercado e às necessidades dos negócios”, reforça Oliveira.

Segundo o executivo, as empresas estão também focadas em aprimorar a interação dos usuários com seus serviços digitais, proporcionando experiências mais intuitivas e satisfatórias. Nesse sentido, a melhoria da jornada e experiência digital do usuário foi citada por 22,1% dos participantes.

“A jornada e a experiência digital do usuário são componentes essenciais para a diferenciação competitiva das empresas. Ao focar na criação de interações digitais intuitivas, personalizadas e eficientes, as empresas podem aumentar a satisfação e a retenção de clientes, destacando-se no mercado. Além disso, essa abordagem permite a inovação contínua, fortalece a marca e utiliza dados de forma estratégica para oferecer produtos e serviços que atendam melhor às necessidades dos consumidores.”, resume Oliveira.

Já os Squads Multidisciplinares foram destacados por 16,6% dos executivos como uma abordagem importante para aumentar a eficiência, promover a inovação, acelerar o time-to-market e melhorar a satisfação do cliente. A Migração de Sistemas Legados, mencionada por 13,1% dos entrevistados, é vista como essencial para melhorar a eficiência operacional e reduzir custos de manutenção. A pesquisa permitia apontar até três itens.

A pesquisa também identificou os três maiores desafios enfrentados pelas empresas: segurança; integração de sistemas e legado; e agilidade com ganho de velocidade, nessa ordem. Para enfrentarem os desafios, se manterem atualizados e ter profissionais capacitados para as transformações que o mercado exige, 85,7% dos participantes responderam que desenvolvem tecnologias em parceria com equipes externas. Apenas 10,2% disseram preferir ter todo esse processo internalizado; e 4,1% o terceirizam completamente.

Oliveira reforça que a terceirização, total ou parcial, da área de TI pode ser uma estratégia crucial para a implementação das oportunidades de ganho de eficiência identificadas na pesquisa.

"Ao terceirizar a área de TI, as empresas podem formar parcerias estratégicas que aceleram sua evolução tecnológica e impulsionam a inovação. A expertise externa, além de facilitar a integração de sistemas, melhorar a experiência digital do usuário e modernizar sistemas legados, colabora em aspectos culturais, adicionando novas perspectivas e práticas inovadoras. Equipes especializadas oferecem soluções personalizadas e escaláveis, garantindo uma rápida adaptação às mudanças tecnológicas e de mercado, fortalecendo a competitividade.", afirma o executivo.

O outsourcing permite que as empresas se mantenham atualizadas com as últimas inovações através da troca contínua de informações e conhecimentos.

“A colaboração com parceiros externos proporciona acesso a tecnologias de ponta e práticas de mercado atualizadas, fundamentais para enfrentar desafios de segurança, integração de sistemas e agilidade", acrescenta.

Fonte: Tamer Comunicação

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