x

Redução de Juros atrai investimentos

Pesquisa internacional mantém o Brasil na liderança de alta da Selic

19/07/2012 17:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Redução de Juros atrai investimentos

De acordo com os consultores da Gerencial Consultoria, a redução da Selic deixa as aplicações no mercado financeiro mais atrativas ao empreendedor. Para especialista Daniel Gil, o interesse das empresas em aplicar os seus recursos em negócios é muito maior nos países que possuem baixa taxa de juros.

Contudo, pesquisa da World Interest Rates de maio desta ano ainda revela que a taxa de referência brasileira é a mais alta praticada no mundo (9%). Depois está o Chile (5%), México (4,5%), Austrália (3,5%), Dinamarca (1,25%), União Européia (0,75%), Reino Unido (0,5%) e Estados Unidos (0,25%).

Numa perspectiva favorável ao Brasil, o índice na última reunião do Copom, realizada ainda neste mês de julho, reduziu para 8% ao ano a taxa Selic, que é calculada pelo Banco Central Brasileiro e representa a taxa média ponderada do volume das operações financeiras realizadas por um dia.

"A baixa da Selice reflete em aplicações próprias, o que gera novos investimentos aos negócios, expansão e incorporação de outras empresas às operações", completa Daniel. Outro grande reflexo está relacionado aos produtos e serviços bancários mais baratos. "As empresas consomem com frequência, com a sua influência minimizada, no custo da operação das empresas", explica.

No Brasil, os empréstimos ainda são mais caros. As tarifas cobradas no mercado brasileiro são elevadas e contribuem com o encarecimento dos serviços bancários. "Para o gestor, uma atenção especial às oportunidades dão capacidade para suportar os períodos de retração econômica e, bem como investimentos necessários aos negócios", finaliza o consultor da Gerencial. 

Fonte: Portal administradores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.