x

92% das empresas vão manter ou ampliar número de empregados

Pesquisa ouviu 91 empresas de setores como bens de consumo e serviços 45% dos entrevistados pretendem reavaliar sistemas de remuneração.

19/07/2012 18:19

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
92% das empresas vão manter ou ampliar número de empregados

A 21ª edição da Pesquisa Tendências e Indicadores de Recursos Humanos, realizada pela Deloitte, empresa de consultoria e auditoria, mostra que 92% das empresas ouvidas pretendem manter ou ampliar o número de empregados em 2012.

O empresariado pretende investir em treinamento (69%), o que corresponderá a 2,7% do faturamento líquido – valor praticamente sem variação em relação ao ano anterior. Além disso, a reavaliação dos sistemas de remuneração também está prevista para 45% dos entrevistados.

A pesquisa revela ainda que 53% das empresas reajustaram os salários usando percentuais acima ou iguais à inflação.

O estudo apontou também que 69% das empresas já possuem sistema de pagamento de participação nos lucros e resultados e que, este ano, diretores devem receber em média 3,22 salários como bonificação, enquanto gerentes receberão 2,27 salários.

Apesar de entender o valor da qualificação dos colaboradores, apenas 11% das empresas possuem programas formais de retenção de talentos. Isso ocorre pelo foco do trabalho de RH para a maioria das companhias (76%) ainda estar na condução de projetos de mudança de estrutura organizacional, como modificações no organograma e redefinição de papéis.

O aprimoramento dos sistemas de comunicação interna está nos planos de 70% das empresas, enquanto 63% delas pretendem implementar ou revisar os programas de capacitação de mão de obra.

As práticas de recrutamento mais utilizadas para seleção de pessoal variam de acordo com o nível hierárquico. Para cargos executivos, as empresas de assessoria e consultoria (como headhunting) são as mais utilizadas (59% - diretores e 68% - gerentes), seguidas do recrutamento interno (27% - diretores e 46% - gerentes). Para os demais cargos, os formatos mais utilizados são internet ou e-mail (63%) e o recrutamento interno (68%).

A participação das mulheres em cargos executivos se manteve estável em relação ao período anterior, sendo 9% delas em função de direção e 17% como gerentes.

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.