Nesta terça-feira (27), a Receita Federal publicou a Instrução Normativa nº 2.213 que amplia o período de teste do programa que calcula o Imposto de Renda (IR) em operações de renda variável, o ReVar.
Com a prorrogação do período, os testes do programa vão até o mês de dezembro deste ano.
Vale destacar que a aplicação já está em funcionamento para um grupo de contribuintes e a liberação para os demais acontecerá no início de 2025.
A ampliação do período de testes visa facilitar a adaptação dos contribuintes ao novo sistema de apuração e melhorar o fluxo das informações fiscais.
Diante dessa medida, a Receita Federal busca ofertar uma adaptação mais eficiente ao novo sistema de apuração de imposto, que pode beneficiar milhares de investidores no mercado de renda variável.
Com relação ao funcionamento do programa, ele será a calculadora oficial da Receita para contar o imposto incidente sobre a renda variável das pessoas físicas.
Por meio dessa ferramenta, os usuários poderão contar com a automatização do processo de apuração de ganhos em renda variável e, por conta disso, o cálculo do IR devido nessas operações.
O ReVar ficará disponível no portal e-CAC para os contribuintes que autorizarem a bolsa de valores a compartilhar informações importantes com a Receita.
Para saber mais sobre a calculadora da Receita, clique aqui.
Com informações da Receita Federal