x

Endividamento do consumidor sobe, mas inadimplência cai em julho

Segundo a CNC, porcentual de famílias com dívidas em atraso caiu para 21% em julho

24/07/2012 13:51

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Endividamento do consumidor sobe, mas inadimplência cai em julho

RIO - O número de endividados aumentou em julho pelo segundo mês consecutivo, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada há pouco pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O porcentual de famílias com dívidas subiu de 57,3% no mês passado para 57,6% neste mês.

Entretanto, o número de famílias endividadas ainda está em patamar inferior ao registrado em julho do ano passado, quando a fatia era de 63,5%. A pesquisa leva em consideração prestações a pagar em cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro ou seguros.

Por outro lado, a Peic mostrou um recuo na inadimplência. O porcentual de famílias com dívidas ou contas em atraso caiu para 21,0% em julho, após ficar em 23,2% em junho. No mesmo período do ano passado, a fatia de inadimplentes era de 23,7%. 
 
O número de famílias que dizem não ter condições de pagar suas dívidas em atraso também caiu, para 7,3% do total em julho, ante 7,5% em junho. Em julho de 2011, o porcentual de famílias que considerava não ter condições de pagar suas contas em atraso era de 8,1%. 

Fonte: Estadão.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.