x

RETA FINAL

Atenção ao prazo final: DITR 2024 deve ser entregue até dia 30 deste mês

Evite multas e envie a declaração obrigatória dentro do prazo.

27/09/2024 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Prazo para envio da DITR 2024 acaba segunda-feira (30)

Atenção ao prazo final: DITR 2024 deve ser entregue até dia 30 deste mês

O prazo para os produtores rurais enviarem a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), exercício 2024, acaba na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro.

A declaração do ITR pessoa física ou jurídica, para proprietário ou posseiro do imóvel rural, é obrigatória, por isso a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) orienta o produtor para que fique atento ao prazo e evite o pagamento de multas. Os procedimentos para a declaração estão na Instrução Normativa nº 2206/2024 da Receita Federal.

A DITR é composta pelo Documento de Informação e Atualização Cadastral do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (Diac) e pelo Documento de Informação e Apuração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (Diat).

Caso ocorra erro ou esquecimento de informações, após o envio do documento, o produtor deve fazer uma declaração retificadora. Nela, é importante conter todas as informações anteriormente declaradas mais as correções, sem interromper o pagamento do imposto apurado na DITR original.

Segundo informações da Receita Federal, o valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50,00. O imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser pago em quota única.

Saiba mais:

DITR 2024: Receita Federal lança manual atualizado de perguntas e respostas sobre a obrigação

DITR 2024: como funciona a declaração retificadora?

Com informações adaptadas Assessoria de Comunicação CNA

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.