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Processos de seleção na era das mídias sociais

Por que a Contratação é uma prática cultural comum entre as Melhores Empresas? Porque é fundamental para a manutenção de uma cultura consistente.

27/07/2012 07:49

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Processos de seleção na era das mídias sociais

Durante duas décadas de pesquisas com as Melhores Empresas para Trabalhar ao redor do mundo, aprendemos que há algumas áreas da gestão de pessoas que são críticas para manter um bom ambiente de trabalho e, consequentemente, desenvolver companhias mais produtivas, lucrativas e sustentáveis.

Identificamos que existem nove áreas, que denominamos Práticas culturais, entre elas, a Contratação de um novo colaborador.

Se trouxermos para nossa organização pessoas com as competências e características profissionais necessárias para a função, sem nos preocuparmos com seus valores, interesses e características pessoais, podemos criar um problema para o grupo social em que essa pessoa irá trabalhar. Sabemos que as empresas estão, cada vez mais, contratando por atitudes e menos por competências técnicas. A manutenção de uma cultura consistente é vital para o trabalho colaborativo, tão importante para o desempenho dos negócios.

Não há um tipo de pessoa, ou personalidade, adequado a todas as corporações, visto que cada organização abriga características comportamentais e estrutura de valores próprias. Essas definem as pessoas que irão se adaptar naturalmente ao ambiente de trabalho, podendo ser mais produtivas mais rapidamente e durante mais tempo.

Não é fácil obter uma posição em uma das Melhores Empresas para Trabalhar. Além de serem muito procuradas, são também muito mais criteriosas e seletivas que as outras. As melhores entendem a importância da consistência da cultura e dos custos associados ao se trazer uma pessoa culturalmente inadequada.

Além disso, outro fenômeno observado é a mudança na forma de recrutamento. A internet, as mídias sociais e os sites especializados em empregos estão transformando esse processo. Mais e mais companhias utilizam-se do LikedIn, Facebook, SimplyHired, Monster e uma série de outros sites, muitos regionais, como meio de atrair e identificar pessoas para suas vagas. Não só essas mídias promovem buscas mais baratas e mais abrangentes, mas, muitas vezes, resultam em processos mais eficazes.

E o processo inverso? Pessoas buscando a companhia certa? As pessoas querem trabalhar em uma das melhores empresas, porque sabem que aí terão muito mais possibilidades de boas oportunidades de crescimento e de serem tratadas como pessoas, não como recursos.

Quem busca emprego ou recolocação quer mais informações. Saber como são as organizações onde irão trabalhar e o que encontrarão num ambiente que pode ser parte relevante de suas vidas.

Aqui também as mídias sociais desempenham papel fundamental. Nos mesmos LinkedIn, Facebook e outros, todos buscam informações sobre as corporações e se comunicam com amigos e pessoas que possam dizer mais sobre elas. Mas ainda é pouco! Já surgiram sites como glassdoor.com, que procuram dar mais dados sobre as companhias e não somente oferecer vagas. Nós mesmos no Great Place to Work® estamos trabalhando em uma base de dados em que as pessoas poderão entender melhor a cultura das empresas avaliadas e com isso realizar ótimas escolhas.

Está aí a revolução. Uma mudança radical na forma como as corporações buscam candidatos e como as pessoas procuram empresas candidatas. É plausível imaginar um futuro bem próximo, quando teremos vários sites de “matching”. Serão verdadeiras agências de casamento empresa-colaborador, que promoverão encontros de pares ideais. Quanto mais rápido isso acontecer, teremos processos de seleção mais eficazes e mais organizações com colaboradores “felizes para sempre”.

José Tolovi

Fonte: Computer World

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