O envio de um e-mail de trabalho não é uma tarefa tão simples quanto parece. Segundo o especialista em Recursos Humanos, Jackie Cuevas, é importante ter cuidado com o conteúdo que compartilhamos no ambiente corporativo.
Assim, certos tipos de conteúdos e palavras podem gerar problemas inesperados, desde riscos de segurança até investigações desnecessárias pelo RH.
Pensando nisso, veja três tipos de conteúdo que devem ser evitados em comunicações por e-mail no trabalho:
- Informações pessoais: evite incluir esses dados, mesmo em situações que podem parecer inofensivas, como evitar informações para dividir uma despesa com um colega, sendo mais seguro compartilhas isso pessoalmente ou por meio de plataformas mais seguras;
- Palavras sensíveis: palavras como “assédio”, “bullying” e “ofensa” devem ser usadas com cautela, já que podem desencadear uma investigação de RH, mesmo quando não é a intenção. Uso isso somente quando realmente for necessário um escalonamento;
- Conteúdo que você não gostaria que a empresa visse: comentários pessoais ou negativos sobre colegas e reuniões podem ser facilmente registrados e até usados contra você. Assim, para compromissos pessoais use seu calendário de forma vaga, como “ocupado” ou “indisponível”, sem detalhar informações.
Com informações da Exame