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Maioria dos profissionais afirma que local de trabalho é estressante, segundo estudo

Pesquisa aponta que os que o nível de estresse dentro do ambiente de trabalho está elevado.

31/07/2012 15:59

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Maioria dos profissionais afirma que local de trabalho é estressante, segundo estudo

A Right Management, empresa especializada em gestão de talentos e carreira do Grupo Manpower, realizou uma pesquisa nos Estados Unidos e no Canadá que constatou que de cada três profissionais, dois afirmam que em seu local de trabalho o nível de estresse é alto. O estudo foi realizado com 450 funcionários que responderam ao seguinte questionamento: "Como você descreveria o nível de estresse em seu ambiente de trabalho?"

O resultado apontou que 64% dos entrevistados consideraram alto, o nível de estresse. Já 24% e 11% ponderaram que o nível é médio e baixo, respectivamente. Devido à alta intensidade que o mercado vive e também exigem nos tempos atuais, os dados finais do estudo acabam não sendo uma surpresa, já que hoje as empresas sofrem pressão por conta de resultados e, consequentemente, aumentam as cobranças no ambiente de trabalho, o que reflete em um nível elevado de tensão.

O estudo destaca que é importante que os gestores tenham a consciência de que rejeitar reclamações de seus empregados atinge diretamente o grau de estresse que, se estiver em um patamar elevado, pode ser prejudicial à saúde e bem-estar dos mesmos. Enquanto não houver um equilíbrio em um nível certo de tensão produtiva - que é capaz de impulsionar os funcionários a executarem seus trabalhos com eficiência, o estresse pode causar uma queda na produtividade, o que a longo prazo leva problemas à organização.

A consultoria faz as seguintes recomendações para o gestor auxiliar na melhoria do gerenciamento dos níveis de estresse de seus funcionários:

- Realizar reuniões periódicas de trabalho para esclarecer as prioridades e prazos;

- Ser transparente e direto quando compartilhar informações sobre o desempenho da empresa; Demonstrar a cada funcionário que o seu papel é importante para fazer da companhia uma organização bem sucedida;

- Promover práticas de trabalho flexíveis para ajudar a todos a terem um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Fonte: Portal Administradores

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