x

Programas para transmissão de informações de ECF já estão disponíveis.

A partir desta quarta-feira (1º), todos os procedimentos relacionados a uso e manutenção de equipamentos Emissores de Cupom Fiscal passam a ser promovidos unicamente via Agência Virtual.

01/08/2012 15:19

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Programas para transmissão de informações de ECF já estão disponíveis.

A partir desta quarta-feira (1º), todos os procedimentos relacionados a uso e manutenção de equipamentos Emissores de Cupom Fiscal passam a ser promovidos unicamente via Agência Virtual, dispensando a ida dos contribuintes a uma das Agências da Receita Estadual.

A medida irá agilizar os procedimentos que envolvem o ECF, tornando-os simultaneamente mais seguros para o Fisco, menos burocráticos e, ainda, ecologicamente corretos, face à eliminação dos documentos impressos.

O supervisor de Varejo da Sefaz, o auditor fiscal Mauro Deserto Braga, lembra que, em determinadas situações, o tempo de espera para autorização de um equipamento atualmente chega a ser de um mês devido a pendências apresentadas nos documentos impressos.

"Agora, os processos envolverão apenas documentos eletrônicos, extraídos da memória fiscal do ECF. Caso não haja pendências, a autorização de uso, por exemplo, poderá ocorrer no mesmo dia em que for solicitada na Agência Virtual", informa, lembrando ainda que a Sefaz eliminou todas as taxas relacionadas aos procedimentos que envolvem o ECF.

As novidades que permitirão ao fisco interagir com o ECF unicamente pela internet estão previstas no Decreto nº 3.053-R, de 13/07/2012, que também regulamenta a possibilidade de que os estabelecimentos que operam no varejo venham a fazer uso da mais nova tecnologia presente no mercado para atender às suas obrigações fiscais: o novo ECF, dotado de

Módulo Fiscal Blindado (MFB), capaz de emitir o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e-ECF, modelo 60) e assim transferir para a base de dados da SEFAZ, em tempo real, as vendas acobertadas por estes documentos.

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.