x

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Governo deve assinar antecipação do 13º salário do INSS neste começo de abril

Governo avalia datas de pagamento, com possíveis repasses em abril ou maio; Antecipação do 13º salário do INSS para o primeiro semestre acontece desde 2020.

02/04/2025 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governo pode aprovar antecipação do 13º salário do INSS em breve

Governo deve assinar antecipação do 13º salário do INSS neste começo de abril

O governo está avaliando antecipar pelo sexto ano consecutivo o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS do segundo para o primeiro semestre deste ano. 

Segundo fontes próximas à pasta responsável, a decisão ainda está sendo analisada, mas se for aprovada, a antecipação deve ser assinada nos primeiros dias de abril, já que o pagamento pode começar a ser feito neste mês. 

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirma que estão sendo estudadas algumas possibilidades de datas da antecipação do 13º salário do INSS. Entre elas, estão os repasses nos meses de abril e maio, como ocorreu em 2024, ou, então, nos meses de maio e junho, seguindo o modelo adotado em 2023.

Se o decreto que autoriza a medida for assinado até o início deste mês, o pagamento deve seguir o cronograma tradicional e os beneficiários que recebem até um salário mínimo terão os depósitos iniciados no dia 25 de cada mês, enquanto os que recebem valores superiores ao mínimo terão o crédito nos primeiros cinco dias úteis.

Até 2020 o 13º salário do INSS era pago no segundo semestre, mas em decorrência da pandemia, o governo aprovou a antecipação do pagamento, decisão que foi mantida mesmo após o fim da crise sanitária. 

O 13º salário do INSS é um direito dos segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão da Previdência Social. 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.