x

MTE exige certificado digital para autorizar trabalho a estrangeiros

O trâmite para solicitar autorização para trabalho de estrangeiro no Brasil exigirá o uso de certificado digital padrão ICP-Brasil, informa a assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

20/08/2012 08:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MTE exige certificado digital para autorizar trabalho a estrangeiros

O objetivo é desburocratizar o processo e eliminar a utilização de insumos, assim como o tempo ocioso dos trâmites. A ideia é tornar o processo totalmente virtual até o final do ano.
Atualmente, as entidades que requerem autorização para trabalho a estrangeiros preenchem um formulário eletrônico no Sistema de Gestão e Controle de Imigração (Migranteweb).

As entidades informam os dados necessários para apresentar seu pedido de autorização de trabalho a estrangeiros. O sistema emite um código chamado “pré-cadastro”.

Para validação das informações fornecidas é necessário a apresentação dos documentos, o que deve ser feito pessoalmente no protocolo do próprio MTE.

Com a virtualização, os documentos serão digitalizados e enviados pelas entidades requerentes com certificados digitais ICP-Brasil. Assim, não haverá mais a necessidade de convalidar as informações prestadas.

O certificado digital garante a legalidade e determina a responsabilidade das informações prestadas pelos que solicitam autorizações de trabalho para estrangeiros no Brasil.

Dados do MTE apontam um crescimento de 31% nos pedidos entre janeiro e junho de 2012 em comparação a igual período do ano passado. Foram concedidas mais de 17 mil autorizações de trabalho para estrangeiros.

Fonte: TI Inside – TI Gestão Fiscal

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.