x

Escolas e empresas da Suécia poderão funcionar em horários alternativos para contemplar notívagos

A ideia se apoia em estudos que indicam que cada indivíduo tem seu "relógio interno" que é geneticamente determinado e precisa ser respeitado.

14/09/2012 08:33

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Escolas e empresas da Suécia poderão funcionar em horários alternativos para contemplar notívagos

A ideia é de um movimento que se autodenomina "Sociedade B", nasceu na Dinamarca e agora conseguiu conquistas efetivas na Suécia. A proposta é simples: criar soluções para que cada indivíduo possa funcionar em seu próprio ritmo, mesmo que ele seja de madrugada. Segundo a BBC Brasil, o projeto saiu da cabeça dos idealizadores e uma escola secundária da cidade sueca de Gotemburgo adotará o modelo, oferecendo turnos opcionais entre 20h e 8h.

"Por que precisamos trabalhar todos no mesmo horário e enfrentar os mesmos engarrafamentos?", pergunta o manifesto do B-Samfundet (que significa "Sociedade B").

"Por que temos de correr ao mesmo tempo para pegar as crianças na escola antes que elas fechem? Por que tudo tem de funcionar nos mesmos ritmos e horários se isso causa problemas gigantescos na infra-estrutura da sociedade?"

Segundo a BBC Brasil, o movimento se apoia em estudos que indicam que cada indivíduo tem seu "relógio interno" que é geneticamente determinado e precisa ser respeitado. A matéria destaca ainda que, essas pesquisas mostram que uma "pessoa B" tem um ritmo de 25 a 27 horas, enquanto uma "pessoa A" tem um ciclo de 23 horas, e as primeiras são mais produtivas no final do dia e têm dificuldades de despertar de acordar cedo.

Fonte: Administradores.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.