x

Demanda das empresas por crédito cai 4,6% em agosto deste ano

Resultado foi observado na comparação anual; entre julho e agosto de 2012 houve alta de 4,5%.

18/09/2012 07:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Demanda das empresas por crédito cai 4,6% em agosto deste ano

A demanda das empresas por crédito registrou uma queda de 4,6% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta segunda-feira (17), na passagem mensal, ou seja, entre julho e agosto deste ano, houve alta de 4,5%.

Já no acumulado do ano, entre janeiro e agosto, uma queda de 1,5% pode ser observada no indicador.

Para os economistas da Serasa Experian, as recentes altas mensais apontam para uma recuperação da demanda das empresas por crédito. "Nesta época do ano as empresas aceleram seus ritmos de produção visando às vendas de final de ano. Mas esta reativação da busca por crédito ocorre de forma bastante gradual, uma vez que na comparação com os mesmos meses do ano passado, ainda se registram taxas de crescimento negativas", informam.

Para eles, as sucessivas reduções das taxas de juros, a tendência de crescimento econômico mais acelerado neste segundo semestre e as perspectivas de cenário externo menos desfavorável devem proporcionar um pouco mais de dinamismo na busca das empresas por crédito nos próximos meses.

Porte
Na comparação com agosto de 2011, as MPEs (micro e pequenas empresas) foram as principais responsáveis pela queda na procura por crédito, apresentando um resultado de -5,7%. Contudo, o mesmo não ocorreu com as médias e grandes empresas, que registraram uma variação positiva de 18,4% e 17,6% no período em questão.

Já na comparação do mês de agosto deste ano frente ao sétimo mês de 2012, as médias empresas foram as que mais se destacaram em termos de demanda por crédito, conseguindo uma alta de 4,7% no indicador. Já as pequenas e as grandes empresas tiveram resultados de 4,4% e 4,5%.

Regiões
Na análise regional, comparando a demanda do oitavo mês de 2011 e de 2012, nota-se que todas as regiões tiveram resultados negativos em seu indicador. O Norte (-7,9%) e o Sul (-5,5%) tiveram as maiores baixas, mas as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste não ficaram muito atrás, apresentando baixas respectivas de -4,5%, -2,9% e -3,5%.

Avaliando o período entre julho e agosto deste ano, quatro das cinco regiões tiveram alta, sendo a Sudeste a que registrou o maior avanço: de 5,3% ante 7,6% do mês imediatamente anterior. O Norte registrou a única baixa na comparação mensal, com queda de 0,3% no indicador.

Análise setorial

Quanto à análise setorial, a indústria, o comércio e os serviços apresentaram retração em suas demandas por crédito na comparação anual. Segundo o levantamento, enquanto a primeira teve uma baixa de -6,2%, a segunda teve uma queda de -5,6%. Já os serviços registraram uma baixa de -3,1% no indicador.

Na comparação mensal, o mês de agosto registrou uma alta de de 5,6% na indústria, 6,2% no comércio e 2,6% no de serviços.

Sobre a pesquisa

O estudo foi construído a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.

Esta quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não-financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Fonte: Uol Notícias por InfoMoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.