x

Juros bancários para pessoa física caem para menor patamar em 18 anos, diz BC

De acordo com dados do BC, o spread bancário médio do crédito livre recuou de 23 pontos porcentuais (pp) em julho para 22,5 pp em agosto.

26/09/2012 15:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Juros bancários para pessoa física caem para menor patamar em 18 anos, diz BC

A taxa média de juros cobrados por instituições financeiras para pessoa física recuou de 36,2% ao ano em julho para 35,em agosto, informou nesta quarta-feira o Banco Central. Esse é o menor valor registrado em toda série histórica do BC, que começou em julho de 1994. Os juros para a pessoa jurídica também caíram, passando de 23,6% para 23,1% anuais, no mesmo período.

A taxa média no crédito livre, ou seja, os juros de todas operações que não têm destinação específica, como crédito rural ou imobiliário, recuou de 30,7% ao ano em julho para 30,1% ao ano em agosto. Este é o sexto mês consecutivo de queda na taxa média de juros, e o valor também representa o menor de toda a série do BC, que neste caso tem início em 2000.As três principais linhas de crédito para pessoa física monitoradas pelo BC registraram queda nas taxas na comparação mensal. No cheque especial, os juros recuaram de 151% ao ano em julho para 148,6% ao ano em agosto. No crédito pessoal a queda foi de 39,9% para 39,4% no mesmo período. Já no crédito para veículos, o recuo foi de 21% para 20,5% anuais na mesma base de comparação.

De acordo com dados do BC, o spread bancário médio do crédito livre recuou de 23 pontos porcentuais (pp) em julho para 22,5 pp em agosto. Esta foi a sexta vez consecutiva em que o spread recuou no País. No ano até agosto, a redução do spread já é de 4,4 pontos porcentuais. Nos últimos doze meses encerrados no mês passado, o recuo é de 5,3 pontos porcentuais.

O spread médio da pessoa física foi o que apresentou maior redução na passagem de julho para agosto (-0,7pp), passando de 28,4 pontos porcentuais para 27,7 pontos porcentuais em agosto. Em doze meses até o mês passado, a queda já está em 6,7 pp.

Já o diferencial da taxa para pessoa jurídica oscilou apenas -0,3 ponto porcentual, passando de 16 pontos porcentuais para 15,7 pontos porcentuais em agosto. Em 12 meses até agosto, o recuo para esse segmento é de 3,3 pontos porcentuais.

O Banco Central informou ainda que em agosto a taxa geral de captação dos bancos nas operações de crédito livre recuou 0,1 ponto porcentual, para 7,6 pontos porcentuais em agosto.

Fonte: Yahoo! Finanças

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.