x

Ações Regressivas do INSS contra as empresas estão tornando-se comuns

O INSS, através de sua Procuradoria, vem processando as empresas que têm culpa nos acidentes e doenças do trabalho. As chamadas ações regressivas vão se tornando comuns e as empresas devem estar prontas para enfrentá-las.

27/09/2012 01:09

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Ações Regressivas do INSS contra as empresas estão tornando-se comuns

Os artigos 186 e 927 do Código Civil de 2002 e o artigo 120 da Lei nº 8.213/91, vêm servindo de embasamento para que a Previdência Social cobre das empresas os valores gastos com benefícios gerados por acidente ou doenças ocasionadas pelo trabalho.

As chamadas Ações Regressivas vão se tornando cada vez mais comuns e têm por objetivo buscar o ressarcimento ao INSS das despesas como auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez e pensão por morte que foram concedidos em razão de eventos relacionados ao trabalho (acidente ou doença).

Todas as ações regressivas tem por base a culpa da empresa no acidente ou doença, lembrando que a culpa é composta por imperícia, negligência ou imprudência.

Sendo assim, o INSS busca, basicamente, comprovar que a imperícia, a negligência ou a imprudência da empresa ocasionaram o evento.

A única defesa possível para as empresas é investir realmente em segurança e medicina do trabalho, adotando os programas previstos nas Normas Regulamentadoras (NR), os exames complementares dentro dos admissionais e periódicos, além de equipamentos de proteção e treinamentos constantes.

Vale pesquisar e se informar sobre este assunto para não ser pego de surpresa.

Fonte: Mais Desenvolvimento de Pessoas

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.