Veja 15 maneiras que podem ajudar a identificar um mau líder:
1. Falta visão
Líderes sem visão fracassam. Eles devem ter discursos que inspirem a equipe. Não podem ter uma visão fechada, já que o trabalho é guiar a empresa por um caminho claro até o objetivo.
2. Falta integridade
Um líder sem caráter ou integridade não dura muito tempo, não importa quão inteligente ou eficiente ele seja.
3. Falha demais
Nada acaba com liderança como desempenho ruim. Ninguém é perfeito, mas líderes que falham demais não são líderes. Empresas inteligentes reconhecem potencial, mas recompensam o desempenho.
4. É um sabe-tudo
Os melhores líderes têm consciência do que não sabem. Ele não precisa ser a pessoa mais inteligente da sala, mas deve ter vontade de aprender com os outros.
5. Comunicação fraca
Um líder que não consegue se comunicar direito tem tudo para ficar pouco tempo no cargo. Grandes líderes são bons ouvintes, pensadores fluentes e sabem como mediar uma conversa.
6. Acha que é o centro do universo
Orgulho em excesso, arrogância e um ego enorme não são boas características para um líder. Verdadeiros chefes assumem culpa e dão crédito.
7. Não ama o que faz
Empatia, humildade e bondade são traços de uma liderança forte, e não de fraqueza.
8. É um ditador
Os melhores líderes são tranquilos e flexíveis na abordagem e entendem o poder disso.
9. Não tem foco
Uma liderança é menos sobre equilíbrio e mais sobre prioridades. Os melhores líderes são implacáveis para atingir o objetivo.
10. Fica preso na zona de conforto
Bons líderes são focados em inovação e nunca se contentam com pouco. Quem fica estático, na zona de conforto, nunca levará a empresa para frente.
11. Não se importa com o consumidor
Chefes que não estão por dentro das necessidades do mercado estão perdidos. Líderes bem sucedidos sabem as necessidades dos clientes e suas reclamações.
12. Não acredita na equipe
Líderes têm de estar completamente comprometidos com a sua equipe. Devem apoiá-la, treiná-la e investir nela.
13. Não é responsável
Líderes de verdade são responsáveis e tornam sua equipe responsável. O bom líder não apenas responsabiliza pessoas, é responsável por elas.
14. Cria uma cultura ineficiente
A cultura é importante, mas o chefe não deve fazer dela uma imposição, deve torná-la atraente. Um líder que cria uma cultura positiva tem mais chances de seguir em frente.
15. Não demonstra coragem
Liderança sem coragem é uma farsa.É preciso coragem para sair um pouco da linha e procurar novas oportunidades.
Fonte: Forbes Brasil Por Mike Myatt