x

Facebook cresce mais em países emergentes graças a acesso móvel

Queda no preço dos smartphones expandiu a rede social em lugares como Brasil e Índia

24/10/2012 11:57

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Facebook cresce mais em países emergentes graças a acesso móvel

O crescimento do mercado de telefonia móvel nos países emergentes está beneficiando o Facebook. De acordo com Vaughan Smith, vice-presidente de desenvolvimento corporativo da rede social, a comunidade é o site em que os usuários passam mais tempo on-line por meio de dispositivos móveis.

Ainda segundo ele, a rede é uma das principais razões pelas quais as pessoas nos países emergentes optam por planos de celular com internet, com exceção da China, que bloqueou o site em 2009, depois de tumultos na província de Xinjiang. Mark Zuckerberg anunciou neste mês que a empresa tem mais de 1 bilhão de usuários mensalmente ativos. E o CEO do Facebook está de olho nos mercados emergentes da Ásia, da América do Sul e da África para a próxima fase de crescimento, já que os países mais ricos se aproximam de um ponto de saturação na rede.

A base de usuários da Índia cresceu oito vezes nos últimos dois anos, para 65 milhões. Já o Brasil tem 54 milhões de usuários registrados, com uma taxa de crescimento de 146% neste ano. Os dois são países grandes, com milhões de usuários potenciais que ainda devem entrar na rede: apenas 5% da população indiana e 27% da brasileira estão lá, em comparação com 49% da população dos Estados Unidos.

Segundo Smith, para muitas pessoas nestes países, os dispositivos móveis são o principal meio de entrada na web. O alto preço dos computadores e da internet fixa torna o acesso via celular uma realidade mais palpável. De acordo com números do portal Pingdom, desde janeiro de 2012, dos 2,1 bilhões de usuários ativos de internet no mundo, 1,2 bilhão acessam a web por meio de dispositivo móvel. Na Índia, por exemplo, quase 50% do uso é via celular.

“A queda do custo dos smartphones impulsionou o crescimento do número de pessoas que acessam a internet via dispositivos móveis”, afirma Smith. Estatísticas da Canalys, empresa de tecnologia da informação, mostram que a China ultrapassou os EUA em vendas de smartphones, triplicando o número no ano passado. No segundo trimestre de 2012, 42 milhões de aparelhos foram vendidos na China, contra 25 milhões nos Estados Unidos.

Por causa do crescimento do acesso via celular, o Facebook também aumentou o investimento em aplicativos para plataformas móveis. A empresa está treinando todos os seus engenheiros para se adaptarem aos dispositivos.

Como parte do objetivo de dominar o mercado móvel, a rede social comprou o Instagram, plataforma móvel de compartilhamento de fotos, por US$ 1 bilhão recentemente e aumentou o investimento em HTML 5, linguagem de programação de sites móveis. Segundo dados recentes da própria empresa, 60% dos usuários acessam o Facebook pelos seus celulares.

Fonte: Forbes Brasil Por Laura He

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.