x

Para que se exibir? Quatro conselhos para não agir como o mais inteligente da sala

Querer parecer brilhante e inteligente o tempo todo pode ser constrangedor e causar problemas.

31/10/2012 09:44

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Para que se exibir? Quatro conselhos para não agir como o mais inteligente da sala

Não mostre aos outros que você é a pessoa mais esperta da sala. Esse é o conselho de muitos executivos. Isso pode parecer óbvio se você é brilhante e consegue fazer coisas que os outros não conseguem, mas pode ser bem desconfortável para as outras pessoas.

Por isso, mesmo que você seja a pessoa mais inteligente do lugar, para que se exibir?

Acompanhe o ritmo

A ideia não é que pessoas inteligentes comecem a parecer burras, mas aprendam o momento certo de falar. Quando as discussões chegarem a um ponto crítico, dê sugestões. Se elas se interessarem, prossiga. Se não gostarem, espere a outra oportunidade.

Compartilhe as suas ideias com os outros

Empresas gostam de quem sabe trabalhar em equipe, mas os funcionários não crescem igualmente em grupo. Ache pessoas em quem você possa confiar e divida suas ideias com eles. Permita até elas apresentem suas ideias em uma reunião. No curto prazo, os colegas ficarão com o crédito, mas depois será claro que é você quem compartilha as soluções com eles.

Aprenda a ficar no holofote

Existem momentos em que você deve expor suas ideias e mostrar o que você sabe, mas é necessário que isso seja feito da maneira certa. Por exemplo, nunca diga ao seu chefe como ele deve fazer o trabalho, ofereça sugestões melhores.

Seja grato pela sua inteligência

Você foi contratado pelo seu potencial e pelas suas habilidades. Por isso, torne-se um solucionador de problemas, e não um montador de quebra-cabeças, pois o primeiro oferece soluções que beneficiam a todos e o segundo só satisfaz a si. Pessoas inteligentes que sabem quando falar e quando agir se saem melhor. Não perca oportunidades por se exibir.

Fonte: Forbes Brasil por John Baldoni

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.