x

Saiba como funciona a multa de fidelidade

A fim de forçar o consumidor a ficar um período mínimo em determinada empresa, estas costumam se utilizar da chamada multa de fidelidade

06/11/2012 10:36

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Saiba como funciona a multa de fidelidade

A fim de forçar o consumidor a ficar um período mínimo em determinada empresa, estas costumam se utilizar da chamada multa de fidelidade, que nada mais é que uma penalização ao cliente, para que que este evite o cancelamento de um contrato.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), entretanto, lembra que a cobrança deve ser proporcional ao tempo que falta para o término da fidelização e ao valor do benefício concedido. Além de ser necessário que todos os cálculos estejam previstos em contrato.

Má qualidade Por outro lado, quando o cancelamento de contrato é por conta da má qualidade do serviço prestado, o consumidor tem o direito de rescindir o documento sem pagar a multa, mesmo que ainda esteja dentro do prazo de carência.

O Instituto recomenda que, caso a empresa dificulte o cancelamento sem ônus, o cliente faça um pedido formal de rescisão, e se não for atendido, procure a Fundação Procon e, se necessário, a Justiça.

Fonte: Yahoo Finanças - InfoMoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.