x

Representantes do CRC SP e da Receita Federal iniciam trabalho com entidades do terceiro setor

Profissionais de contabilidade darão suporte gratuito de gestão de instituições sem fins lucrativos.

08/11/2012 16:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Representantes do CRC SP e da Receita Federal iniciam trabalho com entidades do terceiro setor

Dando início ao trabalho de campo do programa “Atuação do Universitário no Terceiro Setor”, representantes do CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) e da Receita Federal visitarão, no dia 9 de novembro, o Instituto Reciclar. A ONG (Organização Não Governamental) é uma das entidades que receberá assistência contábil do programa.

O projeto tem por objetivo aproximar alunos do último ano dos cursos de Ciências Contábeis ao terceiro setor, uma das áreas que mais tem necessitado de profissionais especializados.

Do CRC SP irá o conselheiro Marcelo Roberto Monello, coordenador da Comissão de Projetos Sociais, responsável pelo projeto. Da Receita irá o titular da Delegacia de Administração Tributáriaem São Paulo, Carmine Rullo. O programa conta ainda com a parceria do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O Instituto Reciclar, localizado na Zona Oeste da capital, será a segunda entidade a ser visitada. A primeira foi a Fundação Dorina Nowill, na Zona Sul. Também deverão receber assessoria técnica contábil a Associação Programa Educar (Zona Sul), a Gol de Letra (Zona Norte), Centro Comunitário de Perus (Zona Norte) e a Mães da Sé (Centro).

Sobre o programa

O programa começou em julho de 2012 com uma série de palestras oferecidas aos alunos sobre o campo de trabalho no Terceiro Setor. Foram abordados temas como educação fiscal para a cidadania, sistema tributário nacional, incentivo fiscal para criança e adolescente, orçamento público, constituição e contabilidade de entidades, principais aspectos contábeis, auditoria, importância de controles e gestão de custos no terceiro setor.

“A parte teórica foi necessária para os alunos conhecerem os trâmites do Terceiro Setor, permitindo maior compreensão na hora que precisarem analisar documentos e sugerir melhorias nos processos de geração de informações contábeis da entidade”, explica Monello.

Após o aprendizado teórico, a Comissão de Projetos Sociais do CRC SP, propôs o início do trabalho de campo. A ideia é permitir ao aluno colocar em prática tudo o que aprendeu sobre contabilidade no terceiro setor. Também espera-se, com as visitas, dar a qualificação e a capacitação necessárias para os universitários continuarem atuando neste segmento.  “Faltam profissionais qualificados para atuar nessa área. Queremos, com o programa, tanto ampliar a oferta de trabalhadores, como melhorar a gestão das entidades”, comenta Monello.

Somente os alunos que acompanharam toda a parte teórica participarão da segunda etapa do programa, que começou com 40 estudantes e hoje tem nove. Durante o trabalho voluntário, os bacharelandos analisarão a saúde contábil da entidade. Entre os aspectos que serão avaliados estão: o uso do incentivo fiscal, gestão de custos e a prestação de contas ao Fumcad  (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente).

Cada estudante deverá cumprir uma carga de 40 horas na prestação do serviço às entidades.

Fonte: CRC SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.