x

Qualquer um pode ser o novo líder

Para Don Topscott, as ferramentas de informação e colaboração estão transformando a arquitetura das empresas

09/11/2012 10:19

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Qualquer um pode ser o novo líder

Uma grande mudança está acontecendo em todas as instituições da sociedade e as corporações precisam ser reinventadas em torno de novos princípios. Foi com essa afirmação que o professor Don Tapscott abriu a sua palestra no último dia do HSM Expo Management, em São Paulo. Tapscott é estudioso da inovação, da mídia e do impacto econômico e social da tecnologia e já escreveu 14 livros de sucesso, entre eles, Wikinomics e Geração Digital.

De acordo com ele, a crise de liderança que presenciamos é algo normal – são interessem antigos lutando contra os novos. “Mas a boa notícia é que a liderança agora pode vir de qualquer lugar, do CEO, do diretor de TI, de uma secretária. Qualquer um de nós pode ser um líder dessa transformação”, afirmou. Até mesmo quem não trabalha na empresa, vale ressaltar, já que uma das tendências apresentadas por Tapscott é a busca de talentos e recursos fora do espaço físico da empresa, por meio de redes de colaboração e inovação.

“Não estamos passando por uma mudança cíclica do capitalismo, mas uma mudança secular. Trata-se de um ponto de virada em nossa história”, disse. Segundo ele, a grande responsável pelas transformações seria a internet, que não se resume a sites e clicks, nem ao simples acesso ao conhecimento. A internet permitiu que a inteligência humana se organizasse em rede e que as pessoas passassem a colaborar entre si.

Para Tapscott, são os jovens que estão criando a nova realidade, por serem nativos do mundo digital ou, como ele disse, a primeira geração a alcançar a maioridade junto à internet. “Não há nada mais importante em todos os países do que garantir que os jovens tenham acesso àquilo que lhes é de direito por nascimento: as ferramentas de sua geração”, defendeu.

Para o professor, as organizações deveriam nortear suas mudanças a partir de princípios que são aplicados na rede, como colaboração, transparência, compartilhamento, interdependência e honestidade. “Todas as instituições que estão passando do modelo industrial para o da inteligência em rede tendem a ter sucesso.”

Fonte: MSN ClickCarreira Por Rachel Sciré

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.