x

Acha que negociar é difícil? Conheça sete passos para ter sucesso na sua empreitada

Expert em negociação lista dicas que incluem uso de contatos e planejamento detalhado

09/11/2012 10:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Acha que negociar é difícil? Conheça sete passos para ter sucesso na sua empreitada

Se você se sente desconfortável em uma negociação, não se martirize. Quase metade dos profissionais do mundo tem a mesma sensação. Para ajudar quem sofre do mal, a expert em negociação Selena Rezvani lista sete passos já testados para ter sucesso na hora de negociar.

1) Use os seus contatos

Uma pesquisa feita pelo LinkedIn descobriu uma relação entre as pessoas que usam seus contatos frequentemente e as que ficam mais confortáveis trabalhando em grupo. Não é a toa que usar a rede de contatos ajuda nas negociações. Selena afirma que os seus contatos podem ajudar a enxergar mais claramente. Eles gostam de ser desafiados? Eles respondem melhor com gentilezas? Falhar ao responder essas perguntas pode te deixar no escuro.

2) Pense grande

As pessoas geralmente estabelecem baixas expectativas quando entram em uma negociação, afirma Selena. Ela diz acreditar que sempre começar com uma visão ambiciosa “encanta e emociona”.

3) Feche as brechas

Segundo a expert, não se deve subestimar seus valores ou superestimar o outro lado. Isso é extremamente importante, já que negociar é achar a melhor saída para ambos. “Veja a outra pessoa como um igual, isso fará toda a diferença para atingir os resultados”, afirma.

4) Não = ainda não

“Um grande erro que as pessoas cometem é assumir que, quando alguém diz ‘não’, o assunto está encerrado”, afirma Selena. “Saber o tempo certo é tudo: tente outra vez em uma circunstância diferente, pois, se você nunca ouvir ‘não’, não está perguntando o bastante”, argumenta.

5) Sem precedentes? Sem problemas

Não existe problema em pedir uma exceção à regra, afirma Selena. Por isso, você não deve se perguntar se o que está pedindo nunca foi feito. “Quem liga se ninguém nunca pediu licença-maternidade? Seja a primeira e crie um plano para executar a sua saída e seu retorno da melhor forma.”

6) Coloque no papel

Negociadores podem ganhar uma vantagem ao desenhar um plano de batalha antes de começar a negociação, mas devem colocar isso no papel. “Esse tipo de plano ganha força se tiver uma assinatura”, afirma Selena. Ao iluminar os detalhes da sua proposta, você torna tudo mais fácil para que digam “sim”.

7) Não desista

Enquanto estiver negociando, tente prolongar a conversa em vez de deixá-la morrer ou, pior, acabar com um “ok”, explica Selena. Experimente ficar em silêncio por alguns segundos para aumentar a dinâmica da sala ou faça perguntas para abrir o diálogo e estender a conversa.

Fonte: MSN Forbes Brasil Por Jody Coughlin

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.