x

CRC SP completa 66 anos com quase 140 mil inscritos ativos

Conselho é o maior colegiado de profissionais da contabilidade do País

14/12/2012 18:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CRC SP completa 66 anos com  quase 140 mil inscritos ativos

O CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) completou 66 anos, no dia 14 de dezembro, com a marca de quase 140 mil profissionais registrados e 20 mil organizações contábeis. O regional detém o maior colegiado do País.

Com 145 delegacias espalhadas em todo o estado e 19 comissões que atuam em várias frentes, o conselho tem uma participação bastante assídua em benefício da sociedade. Atua na fiscalização do exercício da profissão, julgando e punindo os profissionais que cometem infrações. Também vem promovendo vários convênios com prefeituras da grande São Paulo e do interior, com o intuito de auxiliar os órgãos públicos a identificar possíveis falsários que se passam por Profissionais da Contabilidade para abrir empresas. Para tanto, o CRC-SP oferece uma consulta ao seu banco de dados para confirmar se o registro do profissional está em ordem.

O registro é uma exigência para a atuação do bacharel em Ciências Contábeis ou técnico em contabilidade exercer a profissão. Ambos precisam ser aprovados no Exame de Suficiência, instituído pela Lei nº 12.249, em junho de 2010. Para garantir o cumprimento dessa determinação, o CRC-SP realiza uma ampla fiscalização no estado.

Outra bandeira levantada pelo conselho é a educação continuada. São várias as atividades realizadas para a valorização profissional. Ao longo do ano, são promovidos seminários, palestras e oficinas técnicas gratuitos na capital e no interior, com assuntos relevantes para a classe, principalmente sobre temas relacionados a mudanças na legislação tributária ou no cumprimento das obrigações acessórias. Só para citar alguns: simples nacional, demonstrações contábeis e encerramento de exercícios, ECD (Escrituração Contábil Digital), substituição tributária, gestão, entre outros. Tudo isso contribui para que mais profissionais capacitados atuem no mercado.

Ainda sobre a educação continuada, o CRC-SP também vem exercendo um papel importante ao pleitear mais faculdades de Ciências Contábeis no estado. Recentemente o presidente do CRC-SP, Luiz Fernando Nóbrega, reuniu-se com o governador Geraldo Alckmin e outros representantes de entidades contábeis para pedir a criação do curso na Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). “O curso de Ciências Contábeis está entre os dez mais procurados por candidatos que prestam vestibular nas universidades públicas. E faltam faculdades para formar bacharéis”, disse Nóbrega na ocasião.

O CRC-SP também desenvolve diversos trabalhos para a sociedade. Um dos principais está ligado ao terceiro setor. O conselho vem auxiliando algumas entidades, com o suporte de universitários que participaram de um programa de qualificação para atuar nesse mercado. Também apoia o projeto da Escola Aberta do Terceiro Setor, que oferece curso a distância de capacitação. “Falta mão de obra para trabalhar no terceiro setor principalmente na área contábil, já que as entidades também precisam elaborar demonstrativos e manter a transparência na prestação de contas para garantir incentivos fiscais. Por isso, estamos investindo pesadamente na capacitação para suprir essa demanda”, comenta Nóbrega.

Outras frentes também são defendidas pelo conselho, como é o caso do segmento das micro e pequenas empresas. Além da proposta de uma comissão criada para acompanhar todos os assuntos do setor, o presidente do CRC-SP já manifestou ao Governo Federal que quer participar ativamente da criação da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, a qual terá status de ministério. “Conhecemos a realidade das micro e pequenas empresas. Sabemos os entraves legais que amarram o crescimento delas e entendemos suas dificuldades tributárias e fiscais. Por isso, ninguém melhor do que o profissional de contabilidade para estar inserido nesse processo. Certamente teremos muito a acrescentar nas atividades do novo ministério”, explicou.

O CRC-SP tem, ainda, ações ligadas a temas como a melhor idade, atuação feminina no mercado de trabalho, área pública e cultura. Todos os meses são realizados eventos sobre esses assuntos, coordenados por comissões criadas sobre esses temas. Na área da cultura, o CRC-SP recebe uma nova exposição a cada mês, que pode ser visitada gratuitamente na sua sede.

“Somos uma entidade de classe ligada a temas que atingem diretamente a sociedade. Por isso estamos muito focados em dar o melhor de nossos profissionais nas mais variadas áreas. Ainda mais agora, que o profissional de contabilidade está sendo cada vez mais requisitado para atuar como gestor junto com a direção da empresa. Completamos 66 anos de grandes realizações e esperamos continuar evoluindo como entidade representativa da sociedade”, finaliza Nóbrega.

Fonte: CRC SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.