x

Reforma da Previdência não deve acontecer no governo Dilma, diz Garibaldi

Ministro diz que Congresso tem outras pautas mais urgentes para serem discutidas antes do assunto

31/01/2013 08:50

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Reforma da Previdência não deve acontecer no governo Dilma, diz Garibaldi

BRASÍLIA - Ao divulgar o resultado consolidado das contas da Previdência Social nesta quarta-feira, o ministro da pasta, Garibaldi Alves, praticamente descartou a reforma do sistema neste governo. Segundo ele, as discussões esfriaram e não há espaço na pauta do Congresso para votar temas como esse.

— Não tenho como impor essa pauta. O Congresso vai se ver diante de uma pauta tão emergencial que vamos ficar no nosso lugar da fila esperando que essas coisas aconteçam — disse o ministro nesta quarta-feira.

Ele destacou que a intenção é aproveitar as discussões sobre o fim do fator previdenciário e da criação de um fundo de previdência complementar para o funcionalismo público, e votar mudanças no regime de previdência. Mas que também não houve avanços.

Entre os temas emergenciais do Congresso, Garibaldi citou os royalties do petróleo e as mudanças no Fundo de Participação dos estados (FPE).

Um dos assuntos que estavam prontos para seguir ao Congresso era a mudança na regra das pensões, com potencial para melhorar as contas da previdência no curto prazo.

Fonte: O Globo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.