x

CRC-SP apresenta projeto de cooperação técnica à Prefeitura de Ribeirão Preto

Conselho quer intensificar fiscalização de profissionais que atuam na região garantindo a segurança na abertura de empresas

21/02/2013 09:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CRC-SP apresenta projeto de cooperação técnica à Prefeitura de Ribeirão Preto

O presidente do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Luiz Fernando Nóbrega, se reunirá com a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD) hoje (21 de fevereiro), às 10h30, para apresentar um projeto de cooperação na fiscalização dos profissionais contábeis que atuam no município.

Durante a reunião, será oferecida a implantação de um canal que permite à prefeitura consultar se um profissional contábil que está como responsável pela registro de abertura ou alteração de uma empresa na cidade, por exemplo, está em dia com o exercício profissional, ou seja, não é alvo de nenhuma fiscalização. “Os profissionais da contabilidade da cidade já têm uma atuação e uma parceria muito forte com a prefeitura de Ribeirão Preto. O controle será feito totalmente em ambiente virtual: a prefeitura encaminha os dados do profissional para o CRC-SP, que verifica a legalidade do seu registro”, explica Nóbrega.

De acordo com o presidente, o propósito da parceria é assegurar que os profissionais contábeis estejam habilitados, levando segurança à sociedade. “Nosso objetivo é reforçar o trabalho de fiscalização preventiva realizado pelo Conselho, garantindo maior confiabilidade daqueles que utilizam os serviços prestados por profissionais da contabilidade. Essa iniciativa ajuda na valorização profissional e na transparência das contas públicas”, argumenta Nóbrega.

Em outras cidades, o CRC-SP já atua na assistência de profissionais interessados na formalização como EI (Empreendedor Individual), na orientação contábil a entidades assistenciais e na fiscalização do controle do exercício da atividade do contábil.

Até agora o Conselho já firmou o convênio com 32 prefeituras: Artur Nogueira, Barueri, Caconde, Carapicuíba, Cubatão, Guarulhos, Indaiatuba, Itararé, Itatiba, Jaboticabal, Jau, Marília, Matão, Mococa, Mogi das Cruzes, Olímpia, Ourinhos, Paulínia, Praia Grande, Presidente Prudente, Registro, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São Roque, São Sebastião da Grama, São Vicente, Sorocaba, Sumaré, Tatuí e Votuporanga.

Segundo Nóbrega, o CRC-SP também vem propondo às prefeituras a criação de uma controladoria nos municípios. “É uma forma de garantir a transparência da administração pública”, acrescenta.

 Do CRC-SP também estarão presentes os vice-presidentes Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (Administração e Finanças), Gildo Freire de Araújo (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Ari Milton Campanhã (Registro), o delegado regional de Ribeirão Preto Walter Assis da Cunha e os seguintes delegados: Marilda Helena Mantovani Arantes (Batatais), Vera Lucia Tristão Cintra (Franca), Marco Túlio de Oliveira Machado (Igarapava), Adriano Wakayama (Ituverava), Hermison Alves de Moraes (Hortolândia), Walter de Santis Júnior (Porto Ferreira), João Alfredo da Silva (São Joaquim da Barra) e Rosana de Fátima Maito (Sertãozinho).

O encontro contará, ainda, com a participação do presidente do Sicorp (Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região), Márcio Minoro Garcia Takeuchi; o presidente da Aescon (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto), Luiz Cláudio Gaona, e do diretor do Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Ribeirão Preto), José Marcelo Correa. O vereador Rodrigo Simões (PP) também acompanhará a reunião.

Sobre o CRC SP
O CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) faz parte do sistema de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil. Em seus registros ativos constam mais de 140 mil profissionais e mais de 20 mil empresas de serviços contábeis. Esses profissionais e empresas contam com um diversificado programa de educação profissional continuada, com palestras, seminários e oficinas realizados na capital e no interior. 

Fonte: CRC-SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.