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Inovação é a palavra de ordem dos tempos modernos

Advogada da Cone Sul Assessoria Empresarial, Dra. Maria Isabel Montañes, explica como uma empresa deve fazer para inovar.

07/03/2013 15:08

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Inovação é a palavra de ordem dos tempos modernos

Não é nenhuma novidade afirmar que o caminho para o sucesso empresarial é a inovação. A inovação é um dos poucos diferenciais a que um gestor de negócios pode recorrer para sobreviver em um mercado tão competitivo.

Mas, o que é inovação? De acordo com a advogada da Cone Sul Assessoria Empresarial, o conceito de inovação é bastante variado, entretanto, de uma forma geral, significa explorar, com sucesso, novas ideias. Em sua opinião, são inúmeras as possibilidades de inovar, seja com processos internos, produtos, novos métodos organizacionais, acompanhamento de tendências. “É importante lembrar que nem sempre a inovação é o resultado da criação ou o desenvolvimento de algo totalmente novo. Com muita frequência, ela é o resultado da combinação de algo já existente. Um exemplo disso são as sandálias Havaianas, um dos cases de sucesso mais conhecido do Brasil: a marca antes era voltada para pessoas mais simples, inclusive, o conhecido “chinelo” era um dos itens da cesta básica em alguns Estados do Nordeste. Só havia um tipo de Havaianas e o seu uso se dava pelo baixo preço e durabilidade. Hoje, houve a renovação do produto e da imagem da marca com mais de 100 modelos diferentes, a Havaianas conta com uma gama de produtos, que vai muitos além das sandálias, como bolsas, toalhas, chaveiros e calçados fechados. Hoje, quem pensa em ter uma “Havaianas”, quer conforto e status. Sua qualidade, agregada a campanha publicitária baseada em depoimentos de artistas famosos calçando e aprovando Havaianas, trouxeram outra realidade para a sandália, que se tornou objeto de desejo de todas as pessoas, independentemente de classe social”, informa a especialista.

Ao analisar esse exemplo, a Dra. Maria Isabel explica que só com a inovação uma empresa é capaz de gerar vantagens competitivas a médio e a longo prazo: ao inovar ou se reinventar, a empresa tem acesso a novos mercados, aumenta suas receitas e o valor de suas marcas, realiza novas parcerias e ainda tem a possibilidade de adquirir conhecimentos. “Contudo, muita gente quer inovar, mas não sabe nem por onde começar. Primeiramente, é importante saber que a propriedade intelectual é um dos principais instrumentos para promover a inovação. Podemos afirmar, inclusive, que ela é a estratégia brasileira para as empresas ganharem espaço no mercado global. Porém, hoje, no Brasil, o tema “propriedade intelectual” é muito pouco difundido”.

É importante explicar a definição de propriedade intelectual: uma excelente forma de descrever esse conceito está disponível no site do Museu Paraense Emílio Goeldi, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, que diz: “propriedade intelectual é uma expressão genérica que pretende garantir a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto (seja nos domínios industrial, científico, literário ou artístico) o direito de receber, por determinado tempo, recompensa pela própria criação e o devido reconhecimento”. Entre essas ‘criações’, destaque para os softwares, invenções tecnológicas, livros, entre outros.

“É a propriedade intelectual que faz valer o direito dos autores, criadores, artistas e inventores em um dado território. Cada País possui legislação própria para regular a propriedade intelectual. No Brasil, as leis que versam sobre o tema são: a 9.279/1996, a Lei da Propriedade Industrial; a 9.609/1998, também conhecida como a Lei de Software; e a Lei nº 9.610/1998, de Direitos Autorais”, comenta a Dra. Maria Isabel, salientando que a propriedade intelectual é um instrumento que faz valer os direitos dos autores, inventores e criadores em um dado território. Por meio da propriedade intelectual, empresários podem prospectar oportunidades, identificar novos investimentos e mercados, bem como monitorar a concorrência. “Não restam dúvidas que a inovação é a peça-chave para a economia do País se tornar mais próspera e sustentável. As empresas são responsáveis pela inovação, afinal são elas que promovem no mercado as tecnologias, modas, invenções, produtos e novas ideias. Inovar é vital para a qualidade das empresas e do futuro do País”.

Fonte: De León Comunicações

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