O problema é que a solução também não é fácil. E nem sempre está em uma mudança de empregoou carreira. Isso porque as raízes para a insatisfação podem ser mais profundas e necessitam de uma minuciosa revisão da maneira como cada um enxerga a própria vida e a si mesmo.
Mas, para além deste processo de parar e reorganizar alguns conceitos dentro de si, de acordo com especialistas, há algumas medidas práticas a adotar ainda hoje para estimular os motivos para ter um sorriso firme no rosto – mesmo durante o expediente. Veja quais são elas:
● 1 - Durma e faça exercícios físicos:
Sem que perceba, a maneira como você lida com seu corpo influencia diretamente o seu bom humor no trabalho. Nas duas situações, ele afirma que é possível melhorar o “desempenho” do organismo em questões de humor. E o sono é um dos principais aliados para isso. “Se a gente dorme menos que seis horas, a intolerância e a inabilidade afetiva (oscilação de humor) tendem a ser maiores”, diz o especialista.Mas dormir bem não é o bastante. É preciso encontrar espaço na agenda para praticar exercícios físicos, no mínimo, três vezes por semana. “A partir do 21º dia, os neurotransmissores começam a ser regulados”, afirma.
● 2 - Pare 14 vezes por 3 minutos:
O segredo para fazer mais em menos tempo não é seguir com suas atividades diárias sem parar um segundo sequer. Ao contrário: de acordo com especialistas, pausas curtas cronometradas ao longo do expediente podem ser fundamentais para melhorar a concentração e sensação de bem estar. Garcia aconselha 14 paradas de 3 minutos ao longo do expediente. Segundo ele, tais pausas, contudo, não devem ser preenchidas com conversa, cigarro ou café. A ideia é, realmente, parar. Esvaziar a mente por inteiros três minutos para, enfim, voltar ao trabalho.
● 3 - Almoce e cochile:
Uma pesquisa da NASA feita na década de 90 constatou que controladores de voo que tiravam um cochilo de 26 minutos durante o expediente eram 34% mais produtivos e 54% mais concentrados.Moral da história? Pare de almoçar em frente ao computador ou aproveitar o horário do almoço todos os dias para resolver problemas pessoais. Em vez disso, “almoce tranquilamente, vá para uma praça e coloque o despertador para despertar”, brinca o especialista.
● 4 - Questione sua intolerância:
Todo incômodo tem uma razão. E quando se trata de relacionamentos com terceiros, muitas vezes, o motivo pode ter mais relação com quem se incomoda do que com quem gera o incômodo.
Complicou tudo? Garcia explica: “Toda vez que a gente se irrita com alguém, há um lado dentro de nós que projeta aquilo que temos e não conseguimos aceitar”. Em outras palavras, é como se você olhasse para as pessoas como quem vê um espelho e não gosta do que vê refletido ali.
Mas não é só isso. Muitas vezes, o incômodo é gerado por uma admiração exacerbada do outro, que quase beira à inveja. “Admira tanto que não tolera”, diz o especialista.
● 5 - Mapeie os “gatilhos de stress”:
Imagine que você tem um copo em suas mãos e que, a cada situação estressante, despejasse nele uma quantidade de água equivalente a um copo de plástico. “Invariavelmente, depois de alguns momentos de stress, o copo grande transbordará”, diz Garcia.No trabalho (e na vida), você até pode não ter um copo grande nas mãos, mas a lógica se repete. O trânsito infernal, aquela reunião que tira você do sério, os ponteiros do relógio denunciando o atraso, um bom dia mal atravessado e por aí vai.
● 6 - Procrastine os impulsos:
Diante de um e-mail abusivo, sua primeira tendência é responder no mesmo tom (ou em um pior) sem pensar? O autor de “Executivos no divã” aconselha o oposto. “Em situações de estresse nas comunicações, nunca responda na hora”, diz.Segundo ele, o tempo de fissura (ou de raiva, digamos) é de 10 minutos. Neste período, a fissura atinge seu auge durante três minutos. Se você vencer a vontade de rebater na hora durante este tempo, a explosão de emoções tenderá a diminuir.
● 7 - Planeje seu dia – e siga o roteiro:
Autoconfiança é uma palavra chave para os níveis de satisfação no trabalho. E o primeiro meio para conquistá-la, segundo Meiry Kamia, psicóloga e coach, é não sabotando a si mesmo nas atividades diárias.“É importante seguir uma agenda de atividades para poder olhá-la e concluir se teve um bom dia”, diz a especialista. “Essa satisfação vai dar um autorespeito maior, que traz autoconfiança”.
● 8 - Concilie meta profissional com a missão da vida:
Por mais que muita gente aposte na ideia de que vida pessoal e profissional devem ser separadas, em algum momento (ou em quase todos), elas confluem e se influenciam mutualmente.Diante disso, é importante ter esta realidade clara desde sempre para planejar sua carreira de acordo com suas metas de vida. Isso mesmo. Por exemplo: se sua proposta é ter mais qualidade de vida, é quase impossível ser feliz se seu trabalho possibilita pouco, ou nenhum tempo, para você mesmo
● 9 - Veja a vida com bons olhos:
“Como você encara as situações é a chave”, diz a psicóloga. “Todos nós vivemos a mesma realidade, às vezes, estamos no mesmo lugar, na mesma hora, mas cada um interpreta o que vive de um jeito diferente, com um estado de espírito diferente, e isso muda tudo”.E isso, segundo a especialista, é apenas uma questão de educação do olhar e, de alguma forma, de si mesmo e dos próprios impulsos.
● 10 - Consulte um profissional:
Em algumas situações, buscar a ajuda de um profissional é essencial para fazer um mergulho para dentro de sim, trabalhar seu “lixo psíquico” e passar a se aceitar mais.“A gente só consegue ir com outra pessoa quando conseguimos ir com nós mesmos. Na medida em que eu me aceito melhor, passo a aceitar os outros. Quanto mais andamos com nós mesmos psicologicamente, mais conseguimos andar com o outro”, afirma Garcia.
Fonte: Exame