x

Setores de vestuário, beleza e alimentação lideram o ranking 2012 da Jucesp

A Jucesp registrou 464 mil novas empresas em 2012, tendo um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Boa parte desse aumento deve-se aos microempreendedores individuais, que fizeram 275 mil registros.

20/03/2013 11:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Setores de vestuário, beleza e alimentação lideram o ranking 2012 da Jucesp

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) registrou 464 mil novas empresas em 2012, tendo um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Boa parte desse aumento deve-se aos microempreendedores individuais, que fizeram 275 mil registros, cerca de 60% do total. Os setores ligados aos vestuário, beleza e alimentação foram as principais atividades que obtiveram esses novos cadastros.

Uma das explicações pelo aumento de cadastros, segundo os gestores da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, responsável pela Jucesp, foi a procura pelo programa de Microempreendedor Individual (MEI) , que além de tirar esses trabalhadores da informalidade, também permitem condições favoráveis, como os benefícios previstos pela legislação.

As vantagens incluem redução da carga tributária, com pagamento de menos impostos; registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ; contratação de um empregado com menor custo; emissão de nota fiscal; acesso a crédito e participação em licitações públicas; cobertura previdenciária (aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, pensão por morte ou reclusão e salário-maternidade); isenção de cobrança para registro na Jucesp; alvará para funcionamento.

São Paulo é o estado líder no registro de novas empresas no Brasil, com 33% de participação no ranking do Departamento Nacional de Registro de Comércio (DNRC). Minas Gerais ocupa a segunda posição, com 9,4%, seguido por Paraná (7,9%), Rio Grande do Sul (7,4%) e Rio de Janeiro (6,6%).

Veja o ranking com as atividades que mais constituíram empresas no Estado de São Paulo em 2012:

Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios - 33.934

Cabeleireiros - 19.821

Lanchonetes, casas de chá, sucos e similares - 11.330

Obras de alvenaria, pedreiro - 10.355

Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza - 9.611

Instalação e manutenção elétrica - 6.486

Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas - 6.486

Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal - 5.731

Fornecimento de alumentos preparados para consumo domiciliar - 5.607

10º Confecção de peças de vestuário, exceto roupas íntimas e sob medida - 5.502

Fonte: Diário Oficial

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.