x

Segundo a Fitch, PIB fraco e desafios fiscais pesam sobre análise do Brasil

Mais reformas estruturais e melhora na dinâmica de crescimento poderiam ser fatores positivos para a avaliação do rating do país.

27/03/2013 16:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Segundo a Fitch, PIB fraco e desafios fiscais pesam sobre análise do Brasil

A agência de classificação de risco Fitch Ratings, disse em relatório divulgado nesta quarta-feira, que a desaceleração prolongada do Produto Interno Bruto (PIB) combinado com a política fiscal expansionista poderia atrapalhar a redução do peso da dívida no Brasil e atrasar na melhora da posição do pais em relação a outras economias com a mesma nota. O ranking atual do país é "BBB", com perspectiva estável.

Segundo a agência, a relação entre a dívida e o PIB continua em nível pior que o de outros países com a mesma nota.

Shelly Shetty, chefe do grupo de crédito soberano da agência para a América Latina, afirma que "o baixo desempenho econômico do Brasil nos últimos dois anos tem sido direcionado tanto por fatores cíclicos quanto estruturais".

O componente cíclico da desaceleração diz respeito a fatores internos, que inclui a apreciação da moeda em 2011, enquanto as condições externas levam em conta uma economia global mais fraca e preços de commodities pressionados.

De acordo com a Fitch, mais reformas estruturais e melhora na dinâmica de crescimento poderiam ser fatores positivos para a avaliação do rating do país. Por outro lado, um enfraquecimento da estabilidade macroeconômica e uma deterioração nas medições fiscais teriam impacto negativo para a nota do país.

Fonte: Valor Econômico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.