x

Tablets aposentam as velhas caixas registradoras

Os tablets substituem o antigo equipamento com mais funcionalidade, mas fica faltando aquela antiga imponência das velhas registradoras cheia de botões.

22/04/2013 15:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Tablets aposentam as velhas caixas registradoras

Dispositivos móveis ocupam menos espaço e facilitam pagamentos

The New York Times

Os tablets estão ocupando o espaço das velhas caixas registradoras utilizadas nos estabelecimentos comerciais. Nos Estados Unidos, muitos comerciantes estão se adaptando aos novos tempos com o uso desses dispositivos móveis.

Os tablets substituem o antigo equipamento com mais funcionalidade, mas fica faltando aquela antiga imponência das velhas registradoras cheia de botões.

Varejistas estão usando novos materiais como madeira ou bambu e a criatividade de designers para dar suporte ao tablet sobre o balcão.

A vantagem é que o dispositivo móvel pode circular pela loja e ser levado até o cliente para que ele efetue o pagamento com o cartão de crédito.

Uma loja de sorvetes caseiros de Seattle trocou a caixa registradora Casio por seis iPads que ficam em elegantes pedestais de madeira compensada artesanal, gravadas com o logotipo da loja, que tem um cão lambendo uma casquinha de sorvete.

As caixas registradoras já passaram por muitas mutações desde que foram criadas no final de 1800 por um comerciante Ohio, preocupado em evitar saques de funcionários.

Elas foram eletrificados no início do século 20 e, mais recentemente, ganharam telastouch-screen. A aparência, no entanto, mudou muito pouco ao longo da história.

Agora está havendo uma revolução sobre o balcão. Uma loja de Donuts pendurou o iPad na parede e liberou espaço para bebidas, café e Donuts.

Os tablets transformam a registradora em um equipamento que também permite facilitar pagamentos, conversando com novas tecnologias de dispositivos móveis.

Um aplicativo leitor de cartão conecta o tablet com smartphones em um leitor de cartão de crédito.

Além de mais prático, o tablet também salva o comerciante das taxas de transação de cartão de crédito em comparação com o sistema antigo.

Em São Francisco, um carpinteiro fez um suporte para iPad com madeira com uma base com uma gaveta para o dinheiro.

A necessidade de impressoras de recibo e gavetas de dinheiro pode desaparecer completamente, com o tempo, com o uso cada vez maior de pagamentos eletrônicos por meio de smartphones e outros dispositivos.

A rede Wal-Mart expandiu um programa que permite que aos clientes escanear os códigos de barras em produtos usando seus iPhone com câmeras para que eles possam escapar das caixas registradoras convencionais.

Parlin Jessen, sócio de uma loja de iogurte em San Diego, diz que sua nova registradora chama a atenção dos clientes. "Todo mundo pergunta: Onde você conseguiu isso?", disse ele.

A vantagem, diz ele, é que dá para verificar os e-mails e até jogar Angry Birds nos horários de pouco movimento. 

Fonte: Estadão

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.