x

Março teve a melhor taxa de desemprego

IBGE divulga dados que mostram a taxa de desemprego em 5,7% no mês de março.

26/04/2013 11:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Março teve a melhor taxa de desemprego

De acordo com os dados divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse mês de março teve a menor taxa de desemprego, em relação aos outros anos.

Mesmo com a instabilidade da economia, a taxa ficou em 5,7% em março, um número parecido com os meses de janeiro e fevereiro desde ano, que registrou em 5,4% e 5,6% respectivamente.

Surpresa para os analistadas consultados pela agência de notícias Reuters, que previam uma taxa de 5,9% em março, podendo chegar até 6,1%.

Em pesquisa, o IBGE analisou alguns itens das seis regiões metropolitanas - Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - como o número de pessoas desocupadas, o contingente de pessoas ocupadas, o emprego com carteira de trabalho e o nível de ocupação.

O total de pessoas desocupadas foi estimado em 1,373 milhão, recuo de 8,5% em relação a março de 2012 e alta de 1,2 em relação a fevereiro deste ano.

Já o contingente de pessoas ocupadas nas principais regiões metropolitanas do país atingiu 22,922 milhões, alta de 1,2% ante março de 2012 e leve queda de 0,2% em relação a fevereiro.

O emprego com carteira de trabalho assinada cresceu 2,8% na comparação com março de 2012 e retraiu 0,5% ante fevereiro.

O nível da ocupação (proporção de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade ativa) foi estimado em 53,8% em março nas seis regiões pesquisadas, resultado estável em relação a fevereiro e sem movimentação significativa ante março do ano passado.

Apesar da queda em alguns setores como indústria e construção, o emprego avançou nos ramos de educação, saúde e administração públicas, serviços domésticos, serviços prestados às empresase comércio.

Fonte: Folha de São Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.