x

Dicas para uma aposentadoria melhor

O site LearnVest citou sete dicas para quem investe no futuro e consequentemente, na aposentadoria. Poupar dinheiro o mais cedo possível e entender as regras são algumas das opções.

29/04/2013 11:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Dicas para uma aposentadoria melhor

Um bom investidor, quando faz suas aplicações, está sempre pensando no futuro. Quem passa boa parte da sua vida investindo, quer uma aposentaria tranquila e sem problemas. Mas, para isso, é necessário realizar algumas ações para que ocorra tudo conforme o planejado.

O site LearnVest citou algumas dicas para quem quer ter uma aposentadoria melhor:

1. Comece a poupar cedo
É recomendado poupar o mais cedo possível. Fazendo isso, o investidor terá que se sacrificar menos para poupar um grande montante e vai poder aproveitar sua aposentadoria sem preocupações financeiras.

2. Use o melhor plano de acordo com seu perfil
Você deve escolher o plano de previdência que melhor se encaixa com seus objetivos. O plano permite que o investidor aplique uma quantia mensal, além de proporcionar incentivos fiscais para deixar o dinheiro até o momento de sua aposentadoria.

3. Entenda as regras
É necessário que o contribuinte entenda as regras do plano de previdência antes de investir, para não acabar saindo no prejuízo. Por ser um investimento de longo prazo, não é recomendado tirar o dinheiro antes do período previsto, pois, se isso acontecer, o investidor perde com taxas e com a incidência do IR.

4. Sua empresa também contribui? Entenda o processo
Muitas empresas incencitam seus funcionários a poupar para a aposentadoria, auxiliando-os com uma parcela mensal caso eles atinjam suas metas. Sendo assim, é importante saber como a empresa calcula a porcentagem que será destinada ao seu plano e o que é necessário fazer para obtê-la.

5. Confira suas alocações
O investidor precisa avaliar seu portfólio periodicamente para ver se aquela aplicação está em sua proporção adequada, pois, seu fundo de aposentadoria é alocado em investimentos, e eles são dinâmicos.
Portanto, ao avaliar sua carteira o investidor pode perceber que suas aplicações já não condizem mais com o seu objetivo, e assim, fazer algumas mudanças. Caso o investidor tenha se preparado para a aposentadoria com ativos mais arriscados, ele pode enxergar que o momento exige aplicações mais conservadores, já que o tempo para a aposentadoria é mais curto e não dá para arriscar o que já foi poupado.

6. Tenha seu próprio plano
Se o investidor planeja seu futuro financeiro como casal, mas não opta por fazer um plano privado por achar que seu cônjugue vai tomar conta quando for o momento, a solução é fazer um segundo plano com o seu nome, por garantia.

7. Não utilize no curto prazo
Escolha o seu plano de previdência ou fundo, e "esqueça" dele. Não ache que uma conta de aposentadoria é como uma conta poupança e acaba tirando uma parte para fazer uma compra, por exemplo.
Se você tira o dinheiro antes do período previsto, vai desperdiçar todo o tempo em que precisou para juntar o dinheiro.

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.