x

Você é uma pessoa comprometida?

Entre qualidades do perfil, o comprometimento encabeça a lista de diferenciais que podem destacar um funcionário em sua empresa

29/04/2013 14:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Você é uma pessoa comprometida?

"Comprometimento" é uma das palavras-chave no sucesso de um profissional. Esse é um dos grandes diferenciais, observados e valorizados pelos empresários, donos de empresas, enfim, todo e qualquer tipo de líder que espera obter sucesso. Isso só será possível, se ele contar com uma equipe comprometida. 


Mas quais são as principais características de uma pessoa com essa virtude? 

- Pontualidade: as empresas costumam ser tolerantes com atrasos. Congestionamentos ou chuva podem atrapalhar a rotina, mas isso não pode se transformar em um hábito. Uma pessoa comprometida é séria e não chega atrasada com frequência. 

- Honestidade sem "enrolação": é preciso assumir a responsabilidade, caso não consiga terminar uma atividade ou concluir um projeto. Ficar se desculpando não resolverá. O ideal é parar de adiar, de se culpar e organizar um cronograma para que você consiga cumprir os prazos. Ao terminar um trabalho, sem desculpas ou lembretes constantes do líder, o profissional ganha credibilidade e confiança da equipe. 

- Dar retornos: não tem nada mais desagradável do que e-mail sem resposta ou ligações que não são retornadas. Se uma pessoa entrou em contato, o mínimo que espera é uma resposta. Não responder um e-mail é sinônimo de falta de interesse ou descaso com o outro profissional. A ideia é tentar responder os e-mails com rapidez e clareza. Se você ainda não tiver uma resposta concreta, apenas diga que verificará. 

- Conclusão das ações: uma pessoa comprometida termina o que começa e não deixa as coisas pela metade 

- Oferecer soluções: quando um problema ou imprevisto surgir, o profissional deve pensar em soluções e não simplesmente levar o "abacaxi" para o líder resolver. Uma pessoa comprometida entende as necessidades da área e pode filtrar os problemas, resolvendo aqueles que estiverem ao seu alcance. Vá atrás da solução.

- Pensamento positivo: reclamar do ambiente de trabalho ou das pessoas que não agem como você gostaria, não fará com que a rotina mude. Uma pessoa comprometida faz sua parte com simpatia para que esse entusiasmo mude o comportamento do outro. 

- Proatividade: um bom profissional deve estar sempre pronto para ajudar. Ele participa, dá ideias, divide conhecimento e colabora com os outros.

Fonte: CRC - SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.