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Os perfis mais comuns de empreendedores brasileiros

Uma pesquisa realizada pela Endeavor, mostrou que os perfis mais comuns de empreendedores brasileiros estão divididos entre três grupos: formais, informais e potenciais.

06/05/2013 16:05

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Os perfis mais comuns de empreendedores brasileiros

A Endeavor realizou uma pesquisa com 3 mil pessoas entre empresários, futuros e possíveis empreendedores, com o objetivo de descobrir os perfis mais comuns dos atuais empreendedores brasileiros.

Um dado que chamou bastante atenção, pelo fato de ser comum entre todos os perfis, trata-se do grande déficit educacional. Os principais problemas enfrentados pelos empreendedores brasileiros são os itens mais importantes para a construção de um negócio: gestão de pessoas, fluxo de caixa e como administrar um negócio. Muitos empreendedores acabam deixando de lado a preparação para montar um negócio, por não achar necessário e assim, muitos acabam não dando certo.

A pesquisa que define os perfis de empreendedores, dividem-os em três grupos: formais, informais e potenciais.

Formais

Desbravador: tem vontade de empreender para ganhar mais dinheiro, mas não possui experiência e renda. Domina conteúdo básico e prático sobre vários temas, como finanças pessoais.

Empolgado: jovem em busca da independência pessoal através da necessidade de empreender. Possui interesse em educação à distância e conteúdo inspiracional.

Provedor: composto principalmente por mulheres e pessoas mais velhas, com baixa escolaridade e renda pessoal. Neste caso, são necessários engajamentos através de eventos locais ou na comunidade e conteúdos mais simples.


Informais

Apaixonado: nesse perfil, a maioria são mulheres entre 25 e 35 anos. Em geral, possui empresas nas áreas de saúde, estética e venda de acessórios. Enfrenta dificuldades burocráticas e falta de investimentos. Poderia se beneficiar de cursos sobre acesso a capital, inovação e networking.

Antenado: pessoa mais jovem e com maior renda familiar. Enfrenta obstáculos de conhecimento e investimento. Necessita de mentoring e coaching, além de ajuda com recursos humanos.

Independente: empreendedor mais maduro e estável. Não está muito conectado a internet, por isso, pesquisa conteúdo através de revistas ou jornais. Quando se trata de resolver problemas financeiros, requer educação sobre linhas de financiamento e oportunidades de acesso a capital.


Potenciais

Arrojado: a maioria é homens com maiores rendas pessoal e familiar. Para crescer, precisaria de ajuda sofisticada e mentoring/networking com especialistas para resolver problemas de conhecimento empresarial, obstáculos financeiros e pessoais.

Pragmático: possui escolaridade mediana. Trabalha sozinho e utiliza muito a internet e redes sociais. Para aumentar o baixo faturamento anual e a falta de investimento, carece de conteúdo bem prático e inspiracional, preferencialmente on-line.

Lutador: empreendedor com mais idade e menor escolaridade, que abriu o negócio por necessidade. Não costumam acessar a internet, demandando mais conteúdo através da televisão e de cursos básicos em gestão de negócios.

Fonte: Infomoney

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