x

Pesquisa aponta 2 motivos como sendo os principais para não contratação no Brasil

Uma pesquisa feita em três regiões brasileiras, pela Page Personnel, a carga tributária e a falta de mão de obra são os principais motivos pelo qual as empresas estão sem contratar.

14/05/2013 13:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pesquisa aponta 2 motivos como sendo os principais para não contratação no Brasil

Um dos principais motivos para a não contratação de profissionais nas empresas, estão relacionadas a falta de mão de obra qualificada e aos encargos tributários.

A pesquisa, realizada pela consultoria Page Personnel, entrevistou 850 executivos do Sudeste, Sul e Nordeste.

Na região Sudeste, 66,5% dos gerentes, CEOs, coordenadores e diretores afirmaram que a principal dificuldade na hora da contratação é devido aos encargos tributários. Seguido da falta de mão de obra qualificada, com 41,1%, e da baixa produtividade dos trabalhadores, com 24,4%.

No Sul, os problemas aparecem na mesma ordem que os listados no Sudeste, mudando apenas os percentuais: 58,6%, 53,4% e 27,6% respectivamente. Já no Nordeste, o principal motivo para este fato, trata-se da falta de mão de obra qualificada, com 66,7%, seguido da baixa produtividade, com 45,8% e impostos, com 41,7%.

Além desse pontos, o estudo ainda mostrou, de acordo com ponto de vista dos executivos entrevistados, as principais carências apresentadas pelos profissionais da região onde atuam.

No Nordeste, foram apontados pelos entrevistados, a falta de conhecimento técnico (70,8%), proatividade (37,5%) e comunicação/postura (33,3%), como sendo as maiores deficiências dos trabalhadores.

No Sudeste, a ausência de conhecimento técnico (48,3%), a proatividade (42,6%) e a visão estratégica (37,8%), foram listados como sendo os grandes pontos a serem superados pelos trabalhadores da região.

Já no Sul, as principais deficiências dos trabalhadores, foram indicadas pelos representantes das indústrias como sendo o conhecimento técnico (43,1%), visão estratégica (37,9%), proatividade e domínio de um segundo idioma (31%).

Mesmo com todas as deficiências apontadas nas regiões pesquisadas, uma boa parte dos executivos mostraram-se otimistas quando questionados sobre o aumento do quadro de funcionários e a expansão das operações. Em relação ao quadro de funcionários, a maior expectativa foi encontrada no Nordeste (79%), seguido do Sudeste e Sul, ambos com 71%. Tratando-se da possibilidade de expansão das operações, o maior índice verificado foi no Nordeste (96%), seguido pelo Sudeste (87%) e Sul (86%).

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.