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Sebrae-SP ajuda empreendedores a escolher qual formato ideal para o seu negócio

E-commerce ou loja física são os dois formatos que ainda geram muitas dúvidas nos consumidores na hora de abrir um negócio.

17/05/2013 12:42

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Sebrae-SP ajuda empreendedores a escolher qual formato ideal para o seu negócio

Até pouco tempo atrás, na hora de abrir um negócio, a localização era um dos pontos principais para o sucesso do mesmo. Atualmente, a preocupação maior é saber se o negócio será mais viável no mundo virtual ou no mundo físico. Muitos negócios ficam melhor como e-commerce do que em loja física e vice-versa.

Portanto, antes de escolher uma localização ou partir para o e-commerce, é necessário fazer uma pesquisa sobre o formato ideal para o tipo de negócio que você pretende abrir.

O Brasil é o quinto país no mundo em usuários de internet. Em 2011, esses consumidores movimentaram R$18 bilhões do comércio eletrônico, segundo dados do site e-commerce.org.

De acordo com o consultor do Sebrae-SP, Marcelo Sinelli, "O e-commerce é um dos mercados mais promissores. O universo virtual se completa ao físico e o empreendedor deve ter um mente que os negócios precisam estar alinhados, com, estratégias de atuação bem definidas para cada ambiente".

No caso de um loja virtual que quer entrar no "mundo físico, o empresário deve verificar se o empreendimento está em um local adequado, onde exista acessibilidade, local para estacionar e principalmente se o custo para se manter é viável.

Independente do formato de negócio, o planejamento é o ponto principal para obter êxito.

O Sebrae-SP apontou quais os erros mais comuns na hora de abrir uma empresa e também listou algumas dicas de sucesso tanto para loja física com para comércio eletrônico. Veja:

O que fazer

1. Criar uma identidade visual da sua marca com o mesmo padrão de cores, logomarca, elementos gráficos, fotos, etc;

2. Manter os canais virtuais sempre atualizados com as novidades da loja física: lançamentos, promoções, eventos, etc;

3. Utilizar o cadastro da loja para captar clientes para as mídias sociais e e-commerce;

4. Realizar promoções: da loja para Internet e vice-versa;

5. Fornecer espaço para o cliente expor suas conquistas tanto na loja física - com um quadro de fotos, por exemplo -, quanto nas mídias sociais - álbum de looks, por exemplo.

O que não fazer

1. Acreditar que possui públicos distintos na loja física e no mundo virtual;

2. Ignorar as opiniões e críticas dos clientes;

3. Informações inconsistentes ou contraditórias da loja x mundo virtual (ex: preços, produtos em falta, promoções, etc);

4. Utilizar vários fornecedores e não integrá-los: agência de propaganda, desenvolvedores de web site e especialistas em mídias sociais;

5. Não definir metas e não medir resultados alcançados em cada canal.

Pensando em facilitar a vida de quem está querendo abrir o seu negócio, o Sebrae-SP lançou o Guia E-commerce, em parceria com a APADi (Associação Paulista das Agências Digitais). Esse guia, que traz um passo a passo de como montar o negócio, por onde começar e quais as etapas do projeto, está disponível no site www.apadi.com.br

Fonte: Infomoney

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