x

Sem medo de investir na bolsa

Álvaro Modernell, educador financeiro e sócio Mais Ativos, mostra cinco passos para não ter medo de investir na bolsa de valores.

24/05/2013 11:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sem medo de investir na bolsa

Pessoas que estão entrando no mundo do investimento, geralmente tem seus medos na hora de investir. Pesquisar e analisar são as principais tarefas que devem ser feitas com bastante cautela para não sair nada errado.

Investir na bolsa de valores é um dos maiores medos dos pequenos investidores, já que o mercado de renda é variável e o risco é maior.

Nesse mundo do investimentos é preciso ter coragem e assumir certos riscos. Pois, pode ser um mercado muito rentável se houver dedicação e responsabilidade por parte do investidor.

O educador financeiro e sócio da Mais Ativos, Álvaro Modernell, explica como perder esse medo em cinco passos:
 

1. Faça cursos sobre a bolsa de valores

O educador aconselha procurar cursos sobre a bolsa de valores para esclarecer dúvidas antes de comprar as primeiras ações, principalmente para quem tem medo do risco que a bolsa oferece. De acordo com ele, cursos de análise técnica e fundamentalista podem agregar muito também ao pequeno investidor.

2. Comece com calma até se familiarizar com a bolsa

Após fazer cursos, é necessário investir um percentual bem pequeno do seu capital na renda variável para começar a se familiarizar com aquilo tudo. Dessa forma, se houver alguma perda, será mais amena.

3. Aplique um dinheiro que você não vai precisar no curto prazo

O dinheiro aplicado na bolsa deve ser aquele que você não irá precisar no curto prazo, ou seja, que não irá fazer falta de forma alguma.

4. Dê preferência a empresas tradicionais e com liquidez

O pequeno investidor que ainda tem medo da bolsa não deve comprar ações de empresas pequenas e pouco negociadas, pois, a baixa liquidez do papel irá aumentar a insegurança e o medo do iniciante.

5. Não acompanhe o andamento de suas ações o dia inteiro

O último passo para quem ainda tem medo da bolsa de valores é não ficar acompanhando o andamento das ações compradas o dia inteiro, isso aumenta a insegurança e a ansiedade em uma eventual queda momentânea do papel. De acordo com o educador, é essencial estudar e acompanhar a empresa antes de comprar suas ações, depois da compra, esqueça.

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.