x

Crise e empregos fazem número de novas empresas diminuir no 1º trimestre

O número de novas empresas abertas no país teve queda de 4,1% no primeiro trimestre, revela um estudo da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira (27).

27/05/2013 15:56

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Crise e empregos fazem número de novas empresas diminuir no 1º trimestre

O número de novas empresas abertas no país teve queda de 4,1% no primeiro trimestre, revela um estudo da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira (27). Foram criadas 429 mil novas empresas no período, contra 447 mil empresas no primeiro trimestre de 2012.

De acordo com os economistas da Serasa, esse recuo "é reflexo tanto do enfraquecimento da atividade econômica ao longo do ano de 2012, desestimulando o surgimento de novos empreendedores, quanto do bom momento vivido pelo mercado de trabalho, onde  a escassez relativa de mão-de-obra tem elevado o nível e emprego e os salários pagos pelas empresas formais".

A região Sudeste, que concentra o maior número de empresas, teve a maior queda na geração de novos negócios (-7,6%). A região Sul foi a única que apresentou crescimento no período (+0,9%).

As microempresas individuais representaram dois em cada três novos negócios criados no primeiro trimestre do ano.

O setor de serviços concentra o maior número de empresas criadas: foram 252.118 empresas de serviços que abriram suas portas, ou 59% do total. Em seguida, foram abertas 135.180 empresas comerciais (32%) no trimestre e, no setor industrial, surgiram 34.100 empresas (8%).

Fonte: Uol Econômia

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.